Porto AlegreRio Grande do Sul

Gaúcho está entre os vencedores do 15º Prêmio Sesc de Literatura

O Prêmio Sesc de Literatura tem dois novos vencedores. Juliana Leite (RJ) e Tobias Carvalho (RS) são os ganhadores da edição 2018, nas categorias Romance e Conto, com os livros “Magdalena usa as mãos” e “As coisas”, respectivamente. Os trabalhos foram selecionados entre 1.540 inscritos, sendo 720 livros de contos e 820 romances. A avaliação final ficou por conta de uma comissão especializada formada pelos escritores e críticos literários Beatriz Resende, Flávio Carneiro, Letícia Wierzchowski e Daniel Galera.
Este ano, o Prêmio Sesc de Literatura completa 15 anos de criação. O objetivo da premiação é identificar novos escritores, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação em todo o país. Além do reconhecimento nacional, os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.
O Prêmio Sesc de Literatura oferece uma oportunidade a novos escritores e cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro” destaca Henrique Rodrigues, analista de Cultura do Departamento Nacional do Sesc. Desde a sua criação, o Prêmio teve mais de 12 mil livros inscritos e revelou 27 novos autores”, reforça.
Ganhador da categoria Conto, com “As Coisas”, Tobias Carvalho nasceu em Porto Alegre e tem 22 anos de idade.  Seu livro é composto por personagens homossexuais em todos os contos, cujas histórias se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes gêneros e olhares. “Pra mim, ter vencido o Prêmio Sesc é começar a minha carreira literária com um aval importantíssimo, um pontapé mais que bem-vindo e muito menos que esperado. Um sonho!”, relata Tobias.
A carioca Juliana Leite, de 35 anos, vencedora na categoria Romance com “Magdalena usa as mãos” afirma que sempre sonhou com essa premiação. “Há 4 anos, quando comecei a escrever esse romance, a circunstância mais fabulosa que me ocorria, em sonho mesmo, era ganhar o Prêmio Sesc. Era aquela espécie de farol, de rumo idealizado, da concretização mais bacana de um caminho duro e de muita persistência”, declara. Seu romance trata de uma mulher que, após sofrer um acidente, desperta com o corpo marcado por cicatrizes profundas – entre elas, ausência definitiva de seu companheiro. Com a ajuda de suas tias e as sabedorias da família, parte numa jornada para reaprender a falar e redescobrir os gestos de sua própria integridade.
Os ganhadores da 15ª edição do Prêmio Sesc de Literatura estão confirmados na programação do Sesc Paraty durante a Flip 2018, que acontece de 25 a 29 de julho, e também serão premiados  em cerimônia, no segundo semestre, por ocasião do lançamento dos livros.
Sobre o Prêmio Sesc – Criado em 2003, o Prêmio inclui os autores em programações literárias do Sesc e também abre as portas do mercado editorial aos estreantes. O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por pseudônimos. Ou seja, quem avalia os livros não sabe quem os escreveu.
Nos últimos anos os vencedores do Prêmio Sesc também se destacaram em outras importantes premiações literárias. Entre eles estão Franklin Carvalho, ganhador com o Romance “Céus e Terra”, em 2016, e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2017; a paulista Sheyla Smanioto Macedo, vencedora da edição 2015, com o Romance “Desesterro”, conquistou o Prêmio Machado de Assis 2016. Marcos Peres, com “O Evangelho Segundo Hitler”, vencedor do Prêmio SP de Literatura 2014 na categoria estreantes; e Debora Ferraz, autora do livro “Enquanto Deus não está olhando”, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2015.

Botão Voltar ao topo