Geral

Popular nas festas juninas, milho tem alta produção no país

Canjica, cuscuz, mungunzá, pamonha, pipoca, bolo de fubá são alguns exemplos de pratos típicos muito consumidos nas festas juninas em todo o país. Seu ingrediente indispensável é o milho, que é um dos principais produtos agrícolas brasileiros. As últimas estimativas das safras do grão para este ano, divulgadas em maio pelo IBGE, totalizaram 84,5 milhões t.

De acordo com o gerente do Levantamento do Sistemático da Produção Agrícola, Carlos Alfredo Guedes, “no ano passado, o milho teve uma safra 15,1% maior, e, com isso, o preço do produto caiu. Então o produtor reduziu a área de plantação em 2018”.

O amendoim, outro produto frequente nas festas deste período do ano na forma de pé-de-moleque, paçoca doce, caruru e algumas batidas, vem registrando avanços significativos, com a primeira safra com alta de 1,8% em relação a 2017, enquanto a segunda, 7%. Regionalmente, segundo a Pesquisa Agrícola Municipal, o Mato Grosso foi o maior produtor de milho, 15,3 milhões t, em 2016. Já o estado que mais produziu amendoim foi São Paulo, com 530 mil t.

Botão Voltar ao topo