Saúde

Diabetes e gestação: o que você precisa saber

Controlar a glicemia (níveis de açúcar no sangue) é fundamental durante a gestação. Mulheres que já são portadoras de diabetes mellitus (tipo 1 ou 2) devem procurar um endocrinologista antes de engravidar. Esse cuidado prévio diminui significativamente a chance de malformação no feto e o acontecimento de aborto espontâneo. A recomendação é que a glicemia se aproxime ao máximo dos valores normais sem aumentar o risco de hipoglicemia (açúcar baixo no sangue). Para pacientes que já estão em uso de insulina, é ideal otimizar a medicação. Os análogos de insulina de ação lenta (insulina glargina e detemir) são utilizados com segurança na gestação, assim como as insulinas de ação rápida (lispro e aspart).

É recomendado ainda começar a suplementação de 5 mg de ácido fólico pelo menos 3 meses antes de engravidar. Dessa forma, é possível diminuir o risco de malformação neurológica. Pacientes com diabetes mellitus devem procurar o oftalmologista. O objetivo é avaliar a saúde dos olhos antes de interromper o uso de anticoncepcionais, uma vez que a gestação pode agravar a retinopatia.

Antes de tentar engravidar, é ainda importante realizar exames para avaliar a função renal, controlar a pressão (<130x80mmHg) e verificar com seu obstetra quais são as medicações adequadas para atingir esse objetivo. Inibidores da enzima conversora de angiotensina e bloqueadores do receptor de angiotensina, como captorpil , enalapril e ARAII, podem provocar malformação no feto, principalmente a partir do 2º trimestre.

Medicações como estatinas e fibratos para diminuir o colesterol e triglicérides devem ser interrompidas durante a gestação. É essencial avaliar a função tireoidiana através de exames laboratoriais que verifiquem o bom funcionamento da glândula tireoide e a presença de anticorpos (anti tireoglobulina e anti peroxidase). É também altamente recomendado que mulheres acima do peso e diabéticas emagreçam antes de engravidar, uma vez que a obesidade também está relacionada a complicações durante a gestação.

Adriana Pessoa é Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e possui Residência em Clínica Médica e Endocrinologia pela mesma instituição. É Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Associação Médica Brasileira

Botão Voltar ao topo