Rio Grande do Sul

Empresas gaúchas conhecem procedimentos para operações de comércio exterior

Representantes de empresas gaúchas importadoras e exportadoras participaram, nesta quarta-feira (20), do 55º Seminário de Operações de Comércio Exterior, realizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em sua sede.

Paralelamente às apresentações do evento, técnicos do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio realizaram despachos executivos, quando foram prestados atendimentos em casos específicos de controle administrativo, licenças de importação, similaridade/material usado e drawback.

O seminário levou às empresas um maior conhecimento sobre os procedimentos e processos de comércio internacional. O diretor do Decex, Renato Agostinho da Silva, abordou o tratamento administrativo nas operações, que verifica suas consonâncias em relação às normas comerciais, sanitárias, ambientais e de segurança pública, entre outras.

Promovido pela FIERGS, por meio do Conselho de Comércio Exterior (Concex), em parceria com o Decex, o seminário contou, ainda, entre os temas apresentados, com o Portal Único de Comércio Exterior – Siscomex. Para o auditor fiscal da Receita Federal Alexandre Zambrano, o portal único surgiu a partir do compromisso do Brasil para impulsionar a melhoria do ambiente de negócios do país com o exterior. Voltado aos operadores de comércio exterior, o portal busca simplificar o acesso aos serviços, aos sistemas governamentais e à legislação referentes às operações de comércio exterior.

Os participantes conheceram também o trabalho realizado pela FIERGS para facilitar iniciativas de empresas envolvidas em comércio exterior e serviços, como o apoio a projetos de internacionalização ou estudos na área de inteligência comercial, capazes de identificar os melhores mercados-alvo.

Botão Voltar ao topo