NotíciasRio Grande do Sul

Em Novo Hamburgo muro será construído no Ecoponto Zona Leste

Área no bairro Canudos serve ao descarte regularizado de resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e rejeitos verdes

O Ecoponto Zona Leste, no bairro Canudos, irá receber cercamento muito em breve, projetado pela Diretoria de Obras Públicas, conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). O processo de licitação da obra está autorizado e se inicia nos próximos dias. De acordo com a Prefeitura, o muro de alvenaria terá aproximadamente 2 metros de altura, na extensão de 30 por 25 metros, em formato de U, e será erguido para proteger a área contra atos de vandalismo, mau uso do espaço, descarte irregular e queima de resíduos.

“A medida providencial segue o modelo do Ecoponto Zona Sul, no bairro Santo Afonso”, assinala o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet. “O local será administrado pela Cooperativa Univale, como o outro ecoponto da cidade.” O titular da pasta solicita à comunidade que sejam respeitados os dias e os horários de funcionamento dos ecopontos do município. “A conscientização da comunidade é de grande importância no processo de educação ambiental idealizado para Novo Hamburgo.”

Nos ecopontos, também está em atividade o aproveitamento de um tipo específico de resíduo, resultante de podas autorizadas pela Semam. A moagem de galhos facilita a formação de um composto orgânico destinado às plantas, com atenção a espaços de acesso público da cidade.

Já em relação a resíduos que podem retornar à cadeia produtiva, por meio da reciclagem, o destino é a Unidade de Transbordo e Triagem do bairro Roselândia. O processo é garantido pelo trabalho de separação realizado pelos agentes do Programa Catavida, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

Para que servem os ecopontos

Nos ecopontos, situados em áreas cedidas pela Prefeitura, é permitido um metro cúbico de descarte de resíduos sólidos bem específicos por pessoa física. São locais onde não se pode colocar lixo industrial, doméstico ou hospitalar e animais mortos.

Os tipos de depósito liberados a esses endereços são resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas de árvore autorizadas pela Semam. Ou seja, materiais que podem ser armazenados externamente. Descartes de caçamba também não são aceitos, porque ultrapassam o limite máximo de capacidade do local.

Saiba mais

Ecoponto Zona Leste (Canudos) – Está localizado no número 809 da Rua Dublin. Com o cercamento, a entrada será pela Rua Estocolmo. Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas (segunda a sexta-feira)

Ecoponto Zona Sul (Santo Afonso) – Fica no número 520 da Avenida Montevidéo. Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8 horas às 11h30 (sábados)

* De acordo com a Semam, mais dois ecopontos no município estão no planejamento da pasta.

Botão Voltar ao topo