Extra

Em Novo Hamburgo muro será construído no Ecoponto Zona Leste

Área no bairro Canudos serve ao descarte regularizado de resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e rejeitos verdes

O Ecoponto Zona Leste, no bairro Canudos, irá receber cercamento muito em breve, projetado pela Diretoria de Obras Públicas, conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). O processo de licitação da obra está autorizado e se inicia nos próximos dias. De acordo com a Prefeitura, o muro de alvenaria terá aproximadamente 2 metros de altura, na extensão de 30 por 25 metros, em formato de U, e será erguido para proteger a área contra atos de vandalismo, mau uso do espaço, descarte irregular e queima de resíduos.

“A medida providencial segue o modelo do Ecoponto Zona Sul, no bairro Santo Afonso”, assinala o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet. “O local será administrado pela Cooperativa Univale, como o outro ecoponto da cidade.” O titular da pasta solicita à comunidade que sejam respeitados os dias e os horários de funcionamento dos ecopontos do município. “A conscientização da comunidade é de grande importância no processo de educação ambiental idealizado para Novo Hamburgo.”

Nos ecopontos, também está em atividade o aproveitamento de um tipo específico de resíduo, resultante de podas autorizadas pela Semam. A moagem de galhos facilita a formação de um composto orgânico destinado às plantas, com atenção a espaços de acesso público da cidade.

Já em relação a resíduos que podem retornar à cadeia produtiva, por meio da reciclagem, o destino é a Unidade de Transbordo e Triagem do bairro Roselândia. O processo é garantido pelo trabalho de separação realizado pelos agentes do Programa Catavida, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

Para que servem os ecopontos

Nos ecopontos, situados em áreas cedidas pela Prefeitura, é permitido um metro cúbico de descarte de resíduos sólidos bem específicos por pessoa física. São locais onde não se pode colocar lixo industrial, doméstico ou hospitalar e animais mortos.

Os tipos de depósito liberados a esses endereços são resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas de árvore autorizadas pela Semam. Ou seja, materiais que podem ser armazenados externamente. Descartes de caçamba também não são aceitos, porque ultrapassam o limite máximo de capacidade do local.

Saiba mais

Ecoponto Zona Leste (Canudos) – Está localizado no número 809 da Rua Dublin. Com o cercamento, a entrada será pela Rua Estocolmo. Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas (segunda a sexta-feira)

Ecoponto Zona Sul (Santo Afonso) – Fica no número 520 da Avenida Montevidéo. Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8 horas às 11h30 (sábados)

* De acordo com a Semam, mais dois ecopontos no município estão no planejamento da pasta.

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios