Rio Grande do Sul

Missão gaúcha viaja à Alemanha para atrair investimentos

Com o objetivo de atrair investimentos para o Rio Grande do Sul e conhecer novas tecnologias, uma comitiva do governo do Estado desembarca neste final de semana na Alemanha para participar do 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2018 (EEBA), que ocorrerá de 24 a 26 de junho em Colônia.  Liderada pelo vice-governador José Paulo Cairoli, a missão é composta ainda pela secretária de Minas e Energia, Suzana Kakuta, e pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana.

O EEBA reúne autoridades governamentais e lideranças empresariais dos dois países para discutir e buscar a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação. Também devem participar do encontro na cidade alemã dirigentes da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), tendo à frente o presidente Gilberto Porcello Petry.

Com edições anuais, o evento acontece alternadamente no Brasil e na Alemanha. A Fiergs, inclusive, foi anfitriã do 35º Encontro, ocorrido em 2017, em solo gaúcho. Neste ano, o evento busca reunir cerca de 600 empresários alemães e brasileiros interessados em estreitar relações, fazer intercâmbio de tecnologias, concretizar parcerias e fechar negócios. Palestras, seminários, visitas técnicas e encontros de negócios integram a programação.

Em paralelo ao evento, a comitiva gaúcha fará uma visita técnica ao Duisport, o maior porto fluvial do mundo. No dia 27, após o encerramento do EEBA, o grupo viaja até Mainz, capital do estado de Rheinland-Pfalz, para conhecer um importante projeto de energias renováveis, incluindo a Juwi, uma das líderes mundiais da área e que tem interesse em investimentos Rio Grande do Sul. Em Essen, no dia 28, a comitiva buscará concretizar negócios com Nordrhein-Westfalen nas áreas de energias renováveis, carboquímica, inovação e metalmecânica.

O Encontro Econômico Brasil-Alemanha é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). Em 2019, o anfitrião deve ser o Rio Grande do Norte.

A PROGRAMAÇÃO DO EEBA 2018
Local: Congress-Centrum Nord Koelnmesse

Domingo, 24 de junho
19h: Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha

Segunda-feira, dia 25
8h – 9h: Credenciamento e Networking
9h – 10h30min: Abertura Oficial do EEBA 2018
10h30min – 12h: Painel de Políticas Econômicas e Comerciais
12h-12h30min: Coletiva de Imprensa
12h-14h: Almoço oferecido pela FIERN
13h-16h30min: Encontro de Negócios – European Enterprise Network
14h-15h30min: Fórum I – Desafios Digitais – Como aumentar a produtividade e promover a modernização da indústria
14h-15h30min: Workshop I – Cooperação entre cidades: Gestão de Águas e Resíduos
14h-17h: 2ª Reunião “Infraestrutura da Qualidade”
15h45min – 17h15min: Workshop II – Parceria Brasil-Alemanha em Energia
15h45 – 17h15min: Fórum II – Sistema de Saúde: Oportunidades de cooperação nos setores médico e farmacêutico

Terça-feira, dia 26
9h – 12h: Reunião da Reunião da Comissão Mista Brasil-Alemanha
9h – 12h30min: Encontros de Negócios (European Enterprise Network – EEN)
9h – 10h30min: Fórum III – Infraestrutura e Energia: Privatização e Novas Tecnologias em Energias Renováveis
10h30min: Saída para visita técnica ao porto de Duisport, em Duisburg
OBS.: como um centro de logística trimodal e o maior depósito central em terra da Europa, Duisport movimenta um total de 3,7 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés), sendo assim maior porto de contêineres do mundo.
12h00 –16h30min: Reunião com Duisport no barco da empresa
17h: Retorno para Colônia

Botão Voltar ao topo