Gastronomia

Tomatinhos do amor para a festa junina

Aprenda a fazer tomatinhos do amor, uma delícia em forma de coração sugerida pela Trebeschi para a festa junina.  Para isso você vai usar o tomate sweet grape, que é um tomate especial, tipo uva, produzido com tecnologia japonesa através do cruzamento de plantas, tem sabor adocicado e é diferente dos tomates comuns.

Ingredientes:

  • 500g de tomate sweet grape
  • 500g de açúcar
  • 100ml de água
  • 1 colher de sopa de vinagre de álcool
  • Palitinhos para espetar e montar os tomatinhos
  • Placar de isopor para secarem

Modo de preparo:

Tomatinhos

Separe os tomatinhos em pares, mesmo tamanho e formato, pois são necessários 2 frutos para fazer um coração. Corte-os na diagonal, deixando a extremidade mais arredondada para a parte superior do coração. Inicie o corte, aproximadamente, no segundo terço do tomatinho e finalize na ponta oposta. Retire as sementes e descarte-as juntamente com as partes menores. Junte os pares, formando o coração com auxílio do palito) e reserve-os sob gelo.

Calda

Coloque todos os ingredientes dentro da panela. Misture sem ajuda de colher, só com movimentos circulares feitos com a própria panela Até a fervura pode-se usar chama alta. Depois mude para médio,  por aproximadamente 25 minutos. Para testar o ponto da calda, pingue uma gota em um copo com água fria. Se fizer barulho e for para o fundo, pode desligar e começar glaçar, mergulhando um a um os tomatinhos na calda e espetando-os na placa de isopor para secarem. Caso a calda endureça, volte para o fogo até adquirir novamente o ponto.

Dica: A ideia também se aplica ao tomatinho inteiro, fica uma graça!

Botão Voltar ao topo