Moda & Beleza

Cabelos saudáveis no inverno

Na chegada do inverno, os cabelos já estão danificados por causa da exposição ao sol excessivo do verão, além das colorações e banhos de piscina e mar. Nessa época, o ar é predominantemente seco e com baixas temperaturas, fazendo com que os fios também fiquem mais secos, opacos e, consequentemente, mais necessitados de certos cuidados. Para garantir cabelos mais saudáveis nesse outono e inverno, o especialista e instrutor da escola de cabeleireiros Infobeleza,  Ronaldo Oliveira, separou 6 dicas especiais que não podem faltar no seu checklist de cuidados.

Lave os cabelos corretamente

 A lavagem é uma etapa fundamental para a saúde dos fios. Quando feita de maneira ideal, ela ajuda a manter os cabelos limpos e bonitos por mais tempo. Alguns dos segredos é sempre desembaraçar os fios antes da lavagem e nunca depositar os produtos diretamente no cabelo. Aplique-os nas mãos e em seguida espalhe cuidadosamente nos cabelos, fazendo movimentos circulares.

Considere a temperatura da água

 Com o clima mais frio, a tendência são banhos mais longos e quentes, porém, muito cuidado! A temperatura da água é outro quesito a ser considerado no processo de lavagem. A água muito quente pode retirar a oleosidade natural dos fios, que servem de proteção, causando ressecamento e até o aparecimento de caspas.

Utilize protetores térmicos

 Sempre que fizer o uso de secador, pranchas ou babyliss, não se esqueça de utilizar protetores térmicos para a proteção da fibra capilar. Mesmo com a baixa temperatura e umidade do ar, o cabelo continua vulnerável aos efeitos do sol e ainda tem o ônus da exposição a ventos nocivos. Procure protetores indicados para seu tipo de cabelo e faça a aplicação, preferencialmente, antes das secagens. Além de proteger, alguns desses produtos contêm outros benefícios para os fios.

Evite excesso de secador e chapinha

Nas estações mais frias, é quase impossível não fazer uso do secador e da chapinha. No entanto, deve-se usá-los de maneira moderada e, sempre respeitando uma distância de 20 a 30 cm do fio, de forma que o seque sem agredi-lo.  Na hora de secar, opte por movimentos suaves nos quais consiga secar da raiz às pontas sem causar danos ou mesmo volumes indesejados.

Previna-se contra a queda capilar

A falta de exposição solar, o uso constante de secadores e chapinhas e o excesso de banhos quentes são característicos dessas estações e deixam os fios mais enfraquecidos. Nesse período, muitas pessoas deixam os cuidados de lado e a consequência são cabelos frágeis, quebradiços e oleosos. Para garantir cabelos mais fortes e combater a queda capilar, mantenha-os sempre hidratados, evite os excessos e, durante as lavagens e secagens, faça sempre movimentos suaves, tendo cuidado para não quebrar os fios.

Faça uso de produtos específicos para seu tipo de cabelo

Mesmo com as condições climáticas mais baixas, a hidratação deve seguir seu programa normalmente, seja ela feita em casa ou em salões de beleza. Para isso, é preciso utilizar produtos específicos para cada tipo de cabelo. Procure saber o diagnóstico de seus fios e qual o produto específico para a necessidade dele. O recomendado é que esse diagnóstico seja feito por um profissional, que irá o orientar sobre os próximos passos e cuidados em casa. Protetores térmicos, máscaras de hidratação, reparadores de pontas, hidratantes sem enxágue são alguns dos produtos que não podem faltar em casa.  

Botão Voltar ao topo