Negócios

Empresas do RS dominam a final do Shell Startup Challenge

Tradicional fornecedor de serviços para o setor de óleo e gás, o Rio Grande do Sul também começa a despontar na área de tecnologia. Duas empresas do estado estão entre as três vencedoras do Shell Startup Challenge, realizado por meio do Edital de Inovação para a Indústria. O programa selecionou, entre as 94 qualificadas inicialmente, três iniciativas em monitoramento, controle e análise de dados em tempo real, que vão dividir um financiamento de R$ 2,5 milhões.

Além da premiação, as empresas selecionadas terão todo o apoio da Shell Brasil, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para desenvolver e validar as novas tecnologias.

Confira as empresas e projetos vencedores:

– Pix Force (RS) – monitoramento contínuo de eventuais vazamentos de óleo, detectando-os através de imagens de radar adquiridas por satélite e processadas por algoritmos.

– Teia Labs (RS) – plataforma computacional para realização de análise de dados em tempo real para desenvolvimento de modelos preditivos e de visualização de dados capazes de identificar automaticamente falhas nos sistemas de exploração de petróleo e gás em águas profundas.

– PhDsoft Tecnologia Ltda (RJ) – Integração de dados de corrosão de sensores em tempo real em tubulação do Topside de FPSO e equipamentos estáticos, em um modelo 4D, para construir um Predictive Digital Twin (gêmeo digital preditivo) para monitorar e prever envelhecimento e riscos.

“Estamos muito felizes, não apenas com o resultado final, mas com a qualidade de todos as propostas que foram apresentadas durante o programa. Prova o potencial do país em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento e que a Shell Brasil está no caminho certo ao fazer grandes investimentos e acreditar nesta área”, afirma Marcelo Mofati, Assessor Sênior de Parcerias – Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento.

“Ficamos muito satisfeitos em verificar que a Shell tem feito investimentos tanto em inovações globais como o Flatfish(robô autônomo para fiscalização de dutos de petróleo, desenvolvido em parceria com o SENAI-Cimatec) quanto em capital local, que são as startups. A melhor maneira de difundir inovações globais é por meio do investimento em startups. É dessa forma que se cria a indústria do futuro”, diz o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim. “O SENAI, que já teve um papel fundamental no processo de seleção das startups, agora vai colocar à disposição os Institutos SENAI de Inovação e seus pesquisadores a serviço da Shell e das startups para desenvolvimento das propostas selecionadas.”

Os projetos vencedores, escolhidos por profissionais experientes da Shell Brasil, SENAI e Sebrae foram avaliados em critérios como potencial de inovação, valor para a Shell Brasil, viabilidade e possibilidade de comercialização da ideia até a geração de uma prova de conceito.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do SENAI, do Sebrae e do Serviço Social da Indústria (SESI). O objetivo é financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical.

Botão Voltar ao topo