Porto AlegreRio Grande do Sul

Instituto Ling encerra junho com recital de piano, sarau cultural e cursos

Os últimos dias de junho no Instituto Ling trazem diversas atrações culturais e cursos, com destaque para o recital da jovem pianista mexicana reconhecida internacionalmente, Daniela Liebman, que se apresenta pelaprimeira vez em Porto Alegre.

No dia 29, sexta-feira, às 19h, acontece mais uma edição do Sarau Cultural “Qual a diferença?”. Com entrada franca, o Sarau brinca com palavras de significados próximos, mas não idênticos, como Ciúme e InvejaMoral eÉticaSonho e Fantasia, entre outros. A cada encontro, a jornalista Thaís Furtado recebe dois convidados para discutir essas nuances, contar histórias e dar boas risadas, com direito a canja musical. Nesta edição, a escritoraClaudia Tajes e o médico e professor Carlos Alexandre Netto falam sobre Mentira e Omissão. A canja musical fica por conta da cantora Nani Medeiros, acompanhada dos músicos Mathias Pinto (violão 7 Cordas) eJunior Pita (violão/cavaco).

No dia 30, tem início a oficina de Design para Crianças. Serão três encontros – sempre aos sábados, nos dias 30 de junho, 7 e 14 de julho, das 10h30 às 13h – em que serão desenvolvidas atividades que estimulam a imaginação, a percepção visual, a criação e a composição. Ministrada pela designer Renata Rubim, a oficina é destinada a crianças a partir dos seis anos. Utilizando materiais recicláveis e do cotidiano, a atividade oportuniza um novo olhar sobre as texturas e as formas dos objetos. Cada criança produzirá sua própria composição de padronagem e, ao fim da oficina, os trabalhos serão expostos.

Na parte da tarde, das 14h às 16h30, a artista visual Chana de Moura ministra a oficina Processos Experimentais com Fotografia. Em dois encontros, sempre aos sábados, a oficina é destinada a quem quer experimentar diferentes processos e técnicas de impressão de imagens, entre as quais o uso da clorofila – imagens impressas em folhas de plantas, e a cianotipia – impressão de tons de azul em papel e tecido. No segundo encontro, que acontece no dia 7 de julho, os participantes vão conhecer e experimentar as possibilidades de criações narrativas, intervindo diretamente nas imagens a partir do uso de colagens, colorização em aquarela e bordado.

Pela primeira vez no Brasil, a jovem pianista mexicana Daniela Liebman sobe ao palco do auditório do Instituto Ling, às 17h, para um recital em que interpreta obras de BeethovenSchubertChopin e Prokofiev. Com apenas 16 anos, Daniela já é considerada uma das cidadãs mexicanas mais criativas e influentes no mundo (Revista Forbes, 2016). A pianista nasceu em Guadalajara e fez sua estreia como solista com orquestra aos oito anos de idade, tocando o “Concerto para piano nº 8”, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica de Aguascalientes. Desde então, realizou mais de trinta concertos, com vinte diferentes orquestras, em quatro continentes. Como solista, atuou com a Ontario Philarmonic (Canadá), Orlando Philarmonic (EUA), Orquestra do Festival de Artes de Boca Ratón (Miami, FL), San Angelo Symphony (EUA), Orquestra Radio Filarmonía de Lima (Peru), Orquestra Sinfônica da Colômbia (Colômbia), Orquestra Rachmaninov do Kremlin (Quirguistão), Orquestra de Câmara de Park Avenue (no Carneggie Hall, em Nova Iorque) e Orquestra Festival (Guatemala), entre outras. Em 2013, Daniela foi selecionada para participar do acampamento de música junior de Lang Lang (Munique, Alemanha). A Exposição Todas as Graças, da artista Laura Vinci, permanece em cartaz na galeria, com entrada franca.

Instituto Ling

Botão Voltar ao topo