Porto AlegreRio Grande do Sul

ONU e parceiros iniciam planos de trabalho para revitalização da orla do Guaíba em Porto Alegre

Representantes do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), da Prefeitura de Porto Alegre (RS) e da Agência Brasileira de Cooperação Técnica (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, reúnem-se hoje (4) em Brasília para iniciar a execução do plano de trabalho do projeto de revitalização do Parque da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, uma cooperação técnica entre os três organismos.

O objetivo do projeto é desenvolver um modelo de gestão sustentável para os trechos um, dois e três do parque, por meio de parceria com a iniciativa privada, que viabilize as obras dos trechos dois e três, que vão do Anfiteatro Pôr do Sol até o Parque Gigante. A intenção é proporcionar novas opções de serviços e de lazer de qualidade para a população local.

De acordo com o UNOPS, a iniciativa permite proteger o patrimônio cultural e natural da cidade e visa proporcionar espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes para as pessoas, contribuindo assim para os objetivos da Agenda 2030.

Na assinatura do acordo de cooperação, em abril, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, declarou que o projeto vai melhorar a forma como os porto-alegrenses se relacionam com o Guaíba. Disse ainda que a cooperação com o UNOPS vai possibilitar uma gestão mais moderna dos espaços públicos da cidade, começando pelo Parque da Orla do Guaíba.

O projeto tem duração prevista de 15 meses e contempla também a modelagem de negócio que viabilizará a construção e operação dos três trechos, a capacitação dos quadros municipais para o desenvolvimento de projetos de parcerias para infraestrutura urbana, entre outras atividades referentes à viabilização de uma parceria público-privada (PPP).

UNOPS

O UNOPS é o organismo das Nações Unidas que apoia governos, agências da ONU, organismos multilaterais e outros parceiros nas áreas de infraestrutura, gestão de projetos, compras públicas, gestão financeira e recursos humanos. Sua missão é ajudar as pessoas a construir vidas melhores e os países a implementar a Agenda 2030 e alcançar o desenvolvimento sustentável.

No Brasil, o UNOPS apoia governos em diferentes áreas por meio de acordos de cooperação técnica. Com uma equipe com especialistas, o escritório transfere conhecimentos, garantindo que recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente e que os projetos sejam geridos com foco em sustentabilidade. Desde 2013, o escritório desenvolve atividades relacionadas a Parcerias Público-Privadas (PPP) em todo o seu ciclo, desde a organização de Unidade de PPP até o acompanhamento de um contrato em vigor.

Na estruturação de projetos, o UNOPS apoia os estados na elaboração de iniciativas tecnicamente viáveis e na execução sustentável dos serviços públicos, maximizando o apoio do setor privado no financiamento, projeto, construção e/ou operação de equipamentos de infraestrutura. O escritório compreende o conceito de PPP de maneira ampla e trabalha de acordo com as condições específicas de cada projeto, criando soluções adaptadas a cada contexto.

Botão Voltar ao topo