DestaqueRS

Porto Alegre terá ação de conscientização para a coleta seletiva

No próximo sábado (7), às 10h, na cidade de Porto Alegre acontecerá o lançamento de uma ação do programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda. A cerimônia acontecerá no Monumento do Expedicionário no Parque Farroupilha – Avenida João Pessoa, s/nº – Farroupilha. A iniciativa, realizada com o apoio da Prefeitura, consistirá em uma campanha para conscientizar a população sobre a coleta seletiva além do apoio e da capacitação das cooperativas locais. Nessa etapa, participarão quatro cooperativas selecionadas.

O “Dê a Mão para o Futuro”, coordenado pela Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), promove a coleta seletiva de embalagens pós-consumo, como ferramenta de redução do impacto ambiental. O programa opera em todos os aspectos do gerenciamento desses resíduos, inclusive na conscientização da população e no aprimoramento das cooperativas. Assim, também gera de trabalho e renda, promovendo a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis, o que resulta em uma cadeia integrada e sustentável.

Um veículo personalizado irá circular nas ruas de Porto Alegre e, com uma abordagem porta a porta, as equipes tirarão dúvidas e incentivarão a separação efetiva do lixo reciclável. Além disso, serão distribuídos folhetos de caráter educativo e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana a coleta seletiva passará em seu bairro. As comunidades contempladas serão Partenon, Restinga, Humaitá e Lomba do Pinheiro.

Porto Alegre está comemorando 28 anos de Coleta Seletiva com diversas ações relacionadas. Ainda assim, a cidade estima que em torno de 260 toneladas de recicláveis são descartadas, indevidamente, junto com o lixo orgânico e rejeitos. Nessa ação o objetivo é aumentar o comprometimento dos moradores da região com uma atitude tão importante para o meio ambiente e ampliar a quantidade de resíduos sólidos reciclados. Dessa forma, a ABIHPEC representa o empenho de todo o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos em reduzir seu impacto ao colaborar com a redução do volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros.

Sobre o Programa Dê a Mão Para o Futuro:

O Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O projeto nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

Atualmente, as ações são realizadas em nove Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Amazonas e está em processo de expansão para mais três Estados (Ceará, Rio Grande do Norte e Pará).

A iniciativa é coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza – ABIPLA, e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – ABIMAPI.

Tags

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios