NotíciasRio Grande do Sul

Obras de revitalização no Centro chegam à Praça do Imigrante

As obras de revitalização no Centro de Novo Hamburgo, que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PMDI), chegam à Praça do Imigrante, com os trabalhos iniciando com a retirada do piso para a troca da rede pluvial, reforma do palco e do chafariz.

O cercamento da praça foi feito entre o tradicional calçamento de pedra portuguesa até o túnel verde, ao lado dos banheiros, e no trecho entre a pedra portuguesa até o receptivo turístico. A passagem para os pedestres no meio da praça será mantida, por enquanto, mas também receberá revitalização mantendo suas características históricas.

Essa é a primeira etapa da intervenção na Praça do Imigrante. Em janeiro de 2019, entra a segunda fase que será a reforma dos banheiros públicos e implantação de academia ao ar livre, além dos espaços de lanchonetes e café, com implantação de praça infantil.

De acordo com a prefeita Fátima Daudt, todo o material a ser instalado tem diferenciais. Serão materiais modernos que não permitem pichações, autoderrapantes e com total acessibilidade, além de novidades como o chafariz interativo, área para artesanato, cafeteria, wifi central, cachorródromo e chimarródromo com água quente, ponto fixo da Guarda Municipal e lâmpadas de LED que são mais econômicas e deixam o ambiente mais limpo. No entanto, ela reforça que os monumentos históricos e tudo o que remete à história da cidade e da praça serão mantidos. Quanto à segurança, ela explica que após o término das obras, onde hoje é o receptivo turístico será o posto da Guarda Municipal.

O projeto faz parte do Programa Procidades, linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinada a financiar obras de infraestrutura urbana. Além da Prefeitura, o Consórcio em Novo Hamburgo ainda é formado pela Encopav Engenharia e Coesul Construtora Extremo Sul.

Botão Voltar ao topo