NotíciasRio Grande do Sul

Participantes do PMI ganham reforço nos cuidados com a saúde

O Programa Melhor Idade (PMI) ganha reforço na área da saúde dos participantes. Organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, o Programa que oferece regularmente atividades físicas e esportivas, começou a receber a presença da Unidade Móvel de Saúde de Novo Hamburgo, que é gerenciado pela Secretaria de Saúde. O primeiro núcleo que abrigou a presença do ônibus da saúde foi o da Associação de Moradores do Bairro Boa Saúde, na quinta-feira, 12. Na oportunidade, integrantes do PMI do núcleo puderam fazer a verificação da pressão arterial, exames de eletrocardiograma e de sangue (hemoglicoteste, hematócrito, plaquetas, colesterol total, creatina e triglicerídios), bem como consultar com um médico. Ao todo, 14 participantes foram inicialmente atendidos. Na próxima quinta-feira, a Unidade Móvel volta ao núcleo para atender mais integrantes. A iniciativa deverá passar, conforme programação a ser divulgada, em todos os 16 núcleos do PMI distribuídos por dez bairros do município.

“A avaliação médica faz parte da promoção da qualidade de vida dos participantes do Programa, visto que os dados levantados permitem um planejamento nos cuidados de saúde dos mesmos, tanto das doenças já diagnosticadas, como de ações de prevenção na atividade física, alimentação e cuidados pessoais”, avalia o médico e vice-prefeito, Dr. Antônio Fagan, que atendeu os integrantes do núcleo durante a ação.

O secretário de Esporte e Lazer, Jorginho Schmidt, acompanhou o início das atividades no bairro Boa Saúde.

PMI como fonte de saúde e autoestima

Com núcleos nos bairros Santo Afonso, Rondônia, Canudos, Rio Branco, Primavera, Vila Nova, Kephas, Rincão, Roselândia e Boa Saúde, o Programa Melhor Idade oferece atividades de ginástica funcional, câmbio (vôlei adaptado), pilates e ritmos, auxiliando na saúde dos idosos com a melhora da postura, flexibilidade, força e respiração.

Para a senhora Márcia Teresinha da Silva, participante do PMI, além da saúde o programa ajuda na autoestima e na aproximação entre pessoas. “Um dos prazeres aqui é a convivência que temos com as colegas, de estar junto, participando das ações. É muito boa essa troca de experiências, as atividades em si e os passeios”, comenta.

Botão Voltar ao topo