NotíciasRio Grande do Sul

Equipe da USF Palmeira recebe capacitação sobre o acolhimento de pessoas com deficiência

Novo Hamburgo — A equipe da USF Palmeira no bairro Santo Afonso foi a primeira entre as unidades de saúde do município a receber, na terça-feira, 17, a capacitação sobre o acolhimento de pessoas com deficiência, ministrada pela Secretaria Municipal de Saúde. A atividade faz parte de uma série de qualificações que objetivam aprimorar os cuidados dos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) durante este tipo de atendimento.

No primeiro encontro, a coordenadora de Política de Saúde da Pessoa com Deficiência, Cler Oliveira, explicou sobre os principais cuidados que a equipe da USF precisa ter ao receber as pessoas na unidade. Ela ressaltou ainda a importância de entender as limitações dos pacientes e buscar a melhor forma de auxiliá-los. “Queremos aproximar a relação das equipes das Unidades de Saúde com as pessoas com deficiência, rompendo as barreiras para que todas elas tenham um atendimento humanizado na rede pública”, ressaltou a coordenadora.

A capacitação também contou com a participação da Associação de Pais e Amigos do Down 21 (AFAD-21 NH). A presidente da entidade, Ana Paula Noronha, falou sobre a luta contra o preconceito e a discriminação, pela inclusão escolar, social e inserção no mercado de trabalho.”É muito importante que todos busquem esclarecer dúvidas e sugerir alternativas para promoção da qualidade de vida daqueles que convivem com a Síndrome de Down”, esclareceu Ana.

A qualificação foi realizada pelo Departamento de Saúde da Pessoa com Deficiência em parceria com o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc – NH), que são vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre as capacitações

As capacitações abordam a importância de acolher a pessoa com deficiência, a legislação, o atendimento prioritário, a alimentação do sistema com informações de qualidade sobre esta população, as especificidades do atendimento / acolhimento das pessoas com deficiência. As qualificações acontecerão em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

Programação das capacitações nas unidades, sempre das 15h às 17h:

  • – USF Petrópolis I Dia 19 de julho
  • – USF Kremer I Dia 26 de julho
  • – USF Boa saúde I Dia 31 de julho
  • – USF Kroeff I Dia 01 de agosto
  • – USF Guarani I Dia 08 de agosto
  • – USF Liberdade I Dia 09 de agosto
  • – USF Redentora I Dia 15 de agosto
  • – USF Getúlio I Dia 16 de agosto

As qualificações das equipes da rede municipal de saúde se estendem até o dia 16 de agosto e seguirão, em cronograma a ser divulgados posteriormente, depois do seminário de agosto.

I Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência

O I Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência – “O Profissional de Saúde e a Relação com a Pessoa com Deficiência”, destinado a servidores da rede pública de saúde será no dia 28 de agosto, no Auditório do Centro Administrativo Leopoldo Petry, e abordará os direitos sexuais e reprodutivos da mulher com deficiência e o atendimento humanizado à pessoa com deficiência intelectual.

Botão Voltar ao topo