NotíciasRio Grande do Sul

SDS realiza plenária do comitê para acompanhamento de pessoas em situação de rua

Assembleia na Casa da Cidadania na quarta-feira, dia 1º, escolhe representantes da sociedade civil para o grupo de trabalho

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realiza na próxima quarta-feira, dia 1º, a partir das 18h30, a plenária do Comitê PopRua. O encontro na Casa da Cidadania (Rua David Canabarro, 20, Centro) visa à escolha de representantes da sociedade civil que irão integrar a equipe na formulação de estratégias voltadas ao bem-estar social da população que vive ao relento.

Na ocasião, também serão apresentadas três pessoas do público-alvo que passaram a fazer parte do grupo intersetorial. “O desenvolvimento das políticas públicas se torna mais estável quando há a participação de quem está envolvido diretamente na questão, juntamente com diversos segmentos da sociedade e alinhados ao poder público”, destaca o titular da pasta, Roberto Daniel Bota. Ele observa que o Comitê PopRua tem dado voz e atenção a quem se encontra em situação de vulnerabilidade social.

Ao incluir o público-alvo na discussão, a SDS alinha com demais secretarias as ações que serão desenvolvidas em áreas como saúde, segurança e educação. “Estamos convidando para a plenária as igrejas, as Organizações Não Governamentais (ONGs), as entidades de assistência e a comunidade, enfim, todos que oferecem apoio a essas pessoas.”

Em junho do ano passado, a prefeita Fátima Daudt assinou o termo de adesão de Novo Hamburgo à Política Nacional para População em Situação de Rua, conforme o Decreto Federal nº 7053/09. A formalização garantiu a atuação integrada do Município com o Ministério dos Direitos Humanos. A partir daí foi instituído o Comitê PopRua.

O documento avalizado pela gestora do Município se refere a ações conjuntas que dizem respeito a políticas públicas de segurança e justiça, trabalho e emprego, desenvolvimento urbano e habitação, assistência social, educação, segurança alimentar e nutricional, saúde, cultura, esporte e lazer. Em seu teor constam a proteção e a promoção dos direitos humanos a pessoas em situação de rua e o combate à violência.

Além da SDS, o Comitê PopRua conta com a participação das secretarias de Saúde, Segurança, Educação, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Desenvolvimento Econômico.

Botão Voltar ao topo