EducaçãoNotíciasRio Grande do Sul

Vet Day promove a saúde animal neste domingo no Campus-Sede da UCS

A comunidade terá um motivo especial para visitar o Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul neste domingo, dia 19 de agosto: será recebida por professores e acadêmicos do curso de graduação em Medicina Veterinária, que realizam o Vet Day. Durante a programação, que ocorre das 14h às 17h na Praça do Lago e nos blocos 47 e 56, o grupo concederá informações sobre a profissão e orientações sobre saúde animal a tutores.

Apresentando a estrutura oferecida pela UCS para a formação de médicos veterinários, o curso abrirá para visitação guiada suas Clínicas Veterinárias para Pequenos e para Grandes Animais e sua Unidade Móvel, informando sobre áreas e práticas inerentes à atuação profissional. Ainda serão concedidas orientações sobre vacinas, vermífugos, higiene oral e avaliação de mamas dos animais, e os visitantes também poderão aprender sobre os ciclos de parasitas causadores de zoonoses, anatomia veterinária e conhecer alguns animais. Pipoca, água quente e erva-mate farão parte dos atrativos aos visitantes.

De acordo com o professor Leandro do Monte Ribas, coordenador do curso, ao mesmo tempo em que visa a despertar o senso de coletividade e responsabilidade social nos alunos de Medicina Veterinária, a atividade permite esclarecer sobre áreas de atuação e ambientes e serviços técnico-especializados disponibilizados. A realização dependerá do clima: em caso de chuva, o evento será cancelado.

Agronomia
O curso de Agronomia da UCS é convidado no Vet Day, e complementa a programação com a presença de professores, acadêmicos e egressos: haverá a demonstração de cultivos, com uma mini-hidroponia, informações sobre os benefícios das hortaliças, a atuação profissional em Agronomia e a apresentação de equipamentos relacionados à área. Na oportunidade, a Liga Acadêmica de Agroecologia também divulga a Semana do Meio Ambiente e Alimento Orgânico que ocorre na UCS.

Medicina Veterinária
O Vet Day é um convite para que a comunidade venha conhecer o ecossistema de ensino e aprendizagem da Universidade que valoriza a convergência de atividades dos cursos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, e seus ambientes de ensino e de prestação de serviços, com outras áreas e cenários complementares, como lagos e zoológico.

A infraestrutura do curso de Medicina Veterinária da UCS permite atendimento clínico geral e cirurgias eletivas e complexas em clínicas veterinárias voltadas a pequenos animais, no Bloco 47, e grandes animais, no Bloco 56, com serviços que incluem diagnóstico por imagem e análises laboratoriais. No Bloco 46, estão localizadas as salas de aulas e, no distrito de Fazenda Souza, há uma área experimental para práticas zootécnicas e de reprodução animal, e uma unidade móvel, que possibilita a realização de campanhas e a prestação de serviços à sociedade.

Botão Voltar ao topo