DestaquePorto AlegreSerra Gaúcha

Quatro pessoas recebem novo coração em uma semana no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul registrou quatro transplantes de coração em uma semana, informou nesta quarta-feira (14) a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde (SES). As instituições que identificaram e realizaram a manutenção dos potenciais doadores foram os hospitais Cristo Redentor, Pronto Socorro e Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e o Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. As cirurgias ocorreram entre os dias 8 e 14 deste mês.

Publicidade

De acordo com dados da Central de Transplantes, o estado contabiliza dez transplantes de coração em 2017. No ano passado, foram 25 transplantes cardíacos, número que nunca havia sido atingido. Neste momento são 18 pessoas aguardando a doação de um coração.

O resultado, considerado incomum, foi creditado à agilidade das equipes médicas pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis. “Foi um trabalho de muitas equipes e da central para agilizar os procedimentos em um curto espaço de tempo. A solidariedade das famílias também foi fundamental para o sucesso do processo”, afirmou. “A doação destes corações trouxe esperança de melhor qualidade de vida aos receptores”, acrescentou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.