Geral

Artemisia Lab: Saúde e Bem-Estar

ArtemisiaLab - Artemisia Lab: Saúde e Bem-EstarApoiar inovações sociais em um setor determinante para a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda. Com essa premissa, o Instituto Sabin e a Artemisia selecionaram 17 negócios de impacto social focados em saúde e bem-estar. Por compartilharem a visão de que a saúde é um setor estruturante para o Brasil – sendo necessário apoiar uma nova geração de empreendedores com o potencial de impactar positivamente a vida de milhares de brasileiros – as organizações criaram o Artemisia Lab: Saúde e Bem-Estar.

Tese de Impacto em Saúde – mapeamento setorial realizado pela Artemisia – corrobora a visão de que há um mercado potencial para serviços que qualifiquem ou complementem as ofertas ligadas à saúde para a população de baixa renda. O gasto total com a saúde no Brasil representa hoje 10% do PIB; desses, 48% (R$ 240 bilhões) são destinados à saúde pública. Do total de R$ 500 bilhões gastos com saúde em 2013 no país, metade correspondeu a investimentos na saúde pública – que é a principal porta de entrada para os cuidados com a saúde de 70% da população brasileira.

A análise mostra que setor de saúde no Brasil passa por um forte processo de transformação, que vai exigir muito dos gestores públicos e privados. Com a crise econômica, o setor foi afetado de várias maneiras e especialistas acreditam que a regulamentação, por exemplo, deve ser revista. Há uma pressão para a redução de recursos disponíveis: 57% dos gastos dos municípios são com funcionalismo público e 70% dos recursos são provenientes da União. Há, ainda, aumento agressivo dos custos hospitalares e um impacto significativo causado pelo desemprego – que fez com que milhões perdessem planos de saúde privados. “Um cenário que reafirma a importância dos negócios de impacto social destinados à população de menor poder aquisitivo e voltados à prevenção de doenças e promoção da saúde”, salienta Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Negócios inovadores

Na análise dos negócios mapeados no Artemisia Lab: Saúde e Bem-Estar – um total de 171 empresas –, a equipe voltou o olhar para soluções de prevenção e bem-estar. Na prática, a busca foi focada em startups inovadoras que apresentassem soluções com potencial de qualificar e/ou complementar a oferta pública do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as empresas mapeadas, o maior número é de empreendedores de São Paulo (47%), seguidos de 11% Minas Gerais, 7% Rio de Janeiro e 6% Paraná. Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm, cada, 5% de participação. Outros estados somam 14%. Em relação aos eixos setoriais, a maior parte dos negócios analisados, 40%, atuam com Gestão e Acesso à Saúde; 20% com Vida Saudável; e 18% com Alimentação e Nutrição. Terceira Idade, Medicina Diagnóstica e Saúde da Mulher têm, respectivamente, 8%, 7% e 7%.

Esses eixos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) – em especial, ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), definido como: “assegurar uma vida saudável e promover bem-estar para todas e todos, em todas as idades”. O conjunto de ODS constitui uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030 para estimular ações em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta.

Artemisia Lab: Saúde e Bem-Estar

O programa é fruto da parceria entre Artemisia e Instituto Sabin, que amplia a atuação conjunta das organizações, que são referências em seus respectivos segmentos e que têm interesse genuíno em impulsionar o impacto dos negócios com potencial de melhorar o acesso e a qualidade de produtos e serviços em saúde para a base da pirâmide. Em três anos, o Instituto Sabin priorizou o investimento no Programa Aceleradora da Artemisia e em eventos setoriais com especialistas e empreendedores do setor; em 2017, um novo passo da parceria foi o processo de identificação, seleção e, agora, inicia-se o apoio a negócios de impacto social atuantes no setor de saúde e em estágio de prototipagem e primeiras vendas.

Com metodologia exclusiva da Artemisia, o programa foca no desenvolvimento do negócio e em seu impacto social, temática que será conduzida de forma transversal em todas as etapas da formação. A abordagem sobre modelagem de negócios, ferramentas e conteúdos tem na essência o propósito de promover a reflexão sobre o impacto que a solução se propõe a causar; e mecanismo para que o negócio se torne mais eficiente e assertivo na resolução do problema da saúde. No pacote de benefícios, os empreendedores das 17 empresas selecionadas contam com ferramentas e conhecimento para que avancem mais rapidamente no desenvolvimento de seus negócios. Entre outras vantagens de participar do processo, está a conexão com especialistas, além da troca com empreendedores da rede Artemisia.

Etiquetas
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios