RSSão Leopoldo

Estudo utiliza bacia do Rio dos Sinos como referência para todo o RS

rio dos sinos - Estudo utiliza bacia do Rio dos Sinos como referência para todo o RS
Foto: Acervo Comitesinos

A gestão das águas de uma bacia hidrográfica depende de muitos fatores, dentre os quais se destaca o conhecimento da disponibilidade hídrica e dos valores de captação existentes. Só é possível retirar do balde a água que cabe dentro dele, e compete ao estudo chamado de ‘balanço hídrico’, calcular ofertas e demandas. A bacia do Rio dos Sinos foi eleita como referência para todo o estado do Rio Grande do Sul.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – COMITESINOS, historicamente, associa o conhecimento científico à tomada de decisões com base técnica sólida. Esta caminhada proporcionou a acumulação de informações em um arcabouço que colocou a bacia em posição de destaque. A partir dos dados existentes, o Departamento de Recursos Hídricos – DRH/SEMA/RS, em parceria com a Universidade Federal de Lavras – UFLA (MG) e a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural – FUNDECC, adotou a bacia do Rio dos Sinos para elaboração do modelo de “Equações de regionalização de vazão para o estado do Rio Grande do Sul”.

Os resultados serão apresentados na reunião plenária de hoje (13 de julho de 2017), pelo diretor do DRH/SEMA/RS, Dr. Fernando Meirelles. Como trabalhos futuros é esperado que seja aplicado o estudo para todas as bacias contidas no estado do Rio Grande do Sul, e que as formulações sejam aplicadas no Sistema de Outorgas de Água do Rio Grande do Sul – SIOUT/RS.

Na mesma reunião haverá ainda apresentação da pesquisa sobre “Fontes de contaminação fecal da água na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos”, coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Spilki da Universidade Feevale. Segundo o presidente do COMITESINOS, Adolfo Klein, “o baixo índice de tratamento de esgoto doméstico desponta como o maior desafio para melhorar a qualidade das águas do Rio dos Sinos”.

As reuniões do COMITESINOS são abertas a todos os interessados.

 

Serviço:

4ª Reunião Plenária Ordinária do COMITESINOS

Data: 13 de julho de 2017, quinta-feira

Horário: 14h

Local: Auditório E09 005, Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS (Av. Unisinos, 950, São Leopoldo/RS – mapa anexo).

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios