DestaqueRS

Planos de saúde: ANS formaliza parceria com o Procon RS

ans procon rs - Planos de saúde: ANS formaliza parceria com o Procon RS
O acordo de cooperação técnica foi assinado entre o Procon RS e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – Foto: Divulgação SDSTJDH

Um acordo de cooperação técnica entre o Procon RS e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para a troca de informações sobre o setor de planos de saúde para maior eficiência e agilidade ao atendimento de beneficiários residentes no Estado, foi assinado nesta quinta-feira (13). Pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), assinou o documento a secretária Maria Helena Sartori; pelo Procon RS, a diretora executiva, Maria Elizabeth Pereira, e pela ANS, diretora de fiscalização Simone Sanches Freire.

A iniciativa quer resolver os conflitos entre os consumidores e os planos de saúde de forma amigável, por meio da mediação e da conciliação, sem a necessidade de acionar a justiça. O acesso às informações é importante porque a maior parte das dúvidas refere-se ao tipo de cobertura contratada. Também surgem muitos questionamentos sobre o reajuste dos valores. Outro objetivo do acordo é proteger as pessoas mais vulneráveis, como os idosos.

Publicidade

Segundo a secretária Maria Helena Sartori, essa parceria ganha mais importância por tratar de uma necessidade básica que é a saúde. “Quanto mais acesso o cidadão tiver à informação melhor será a opção de escolha”, disse a secretária.

A diretora executiva do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira, ressaltou a importância da informação aos usuários “que, nesse caso, facilita a resolução das demandas de forma amigável”.

A diretora de fiscalização da ANS, Simone Sanches Freire, disse que o foco da instituição é regular o mercado em todo o país e ter o consumidor extremamente informado. Simone ofereceu os serviços da ANS para a prestação de informações e capacitação de pessoal. “O usuário bem informado litiga menos”, concluiu.

Publicidade

O setor de planos de saúde

De acordo com dados de maio de 2017, há 2,6 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e 685.786 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos no estado do Rio Grande do Sul. Esses consumidores são atendidos por 415 operadoras que possuem sede ou atuam na região.

No Brasil, há 47,4 milhões de beneficiários em planos de assistência médica e 22,6 milhões em planos exclusivamente odontológicos

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios