DestaqueRS

Catioro Go comemora primeiro ano de incentivo à adoção consciente

Fotos: Adriano Rosa da Rocha

Com pulos, abraços e “lambeijos”. É assim que a catiorínea Júlia recepciona, todo dia, a sua dona, Adriana Elias Padilha, quando ela volta do trabalho. A técnica de enfermagem de 48 anos adotou a pit bull, há cerca de nove meses, por meio do site Catioro Go depois da indicação de uma amiga. Adriana viu a foto no Catioro e clicou no botão “Capturar Amigo”. Depois, foi até o Canil Municipal de Esteio, no Bairro Três Marias, conhecer a Júlia de perto. Assim que viu a peluda, se encantou e teve certeza que tinha encontrado uma nova e fiel amiga. Foi desta forma que Júlia deixou o Canil e se tornou moradora de um amplo terreno na Rua Bento Gonçalves, no Centro, e a família Padilha ganhou mais uma integrante.

Em uma casinha rosa, Júlia descansa confortavelmente depois de se esbaldar em brincadeiras. O animal, que antes de ser recolhido pelo Canil vivia na rua e protagonizou alguns episódios de agressão contra outros animais, tornou-se extremamente dócil. “Ela é muito querida, amável e tranquila. Trouxe só alegria para mim e minhas filhas. As pessoas não podem ter receio de adotar um cão adulto; eles adaptam-se muito bem e só trazem coisas boas”, comenta, satisfeita, Adriana.

Publicidade

Júlia é um dos 34 animais que foram adotados depois do lançamento do Catioro Go, uma campanha lançada no Facebook da Prefeitura de Esteio no dia 19 de julho de 2016 que visa incentivar a adoção consciente de cachorros que estão no Canil Municipal. A ideia, originada na Diretoria de Comunicação Social e Eventos da Prefeitura de Esteio, foi baseada no Pokémon Go, febre mundial lançada no Brasil em meados do ano passado. A proposta era de, em vez de sair pelas ruas capturando bichinhos virtuais, as pessoas pudessem ir até o Canil e adotar um amigo peludo. A ação reforça, também, todas as responsabilidades que este ato implica. O setor de Publicidade e Propaganda criou cards com alguns animais que poderiam ser “capturados”, tendo como cenário pontos conhecidos de Esteio. A campanha “bombou” no Facebook, alcançando mais de 600 mil pessoas na rede social, com mais de 6,1 mil curtidas e 4,8 mil compartilhamentos. O sucesso chegou aos veículos de imprensa e matérias foram publicadas em veículos do Estado, do Brasil e até de fora do país.

A repercussão motivou a Comunicação a criar, junto com a Diretoria de Modernização Administrativa e Canil Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um site responsivo que, nos smartphones, abre como um aplicativo, permitindo que o usuário curta, compartilhe e adote o cãozinho. A ação, aliadas às feiras de adoções junto às ONGs Gata e Gepar, impulsionou as adoções. De uma média de cerca de 15 por ano, foi para 35 entre julho de 2016 e julho de 2017. No entanto, ainda há muitos bichinhos aguardando por uma nova casa.

O Canil fica na Avenida Luiz Pasteur, 7275, Bairro Três Marias (junto ao Galpão da Cootre). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Publicidade

O “aplicativo”
Catioro Go é um site responsivo que funciona como aplicativo em smartphones que incentiva adoções de cachorros junto ao Canil Municipal de forma responsável, lembrando que os “catioríneos” vão viver até 15 anos ou mais e precisam de alimentação, cuidados e espaço para brincar e se desenvolver.
Como adotar um amigo no Catioro Go?
1°- Escolha qual animal deseja adotar e clica em “Capturar Amigo”
2°- Confirme seu interesse
3°- Realize o login no Facebook.
4°- Compareça no local indicado para buscar o animal escolhido em até sete dias

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar