Novo HamburgoRS

Pesquisador Bruce Gavin Marshall participará de pesquisas da Universidade Feevale

Laboratório Aquário, um dos espaços que Marshall visitará
Na próxima semana, a Universidade Feevale recebe o renomado pesquisador Bruce Gavin Marshall, da University of British Columbia, do Canadá. O professor ficará em Novo Hamburgo entre os dias 24 e 28 de julho, acompanhando as atividades do projeto Produtos e Processos: desenvolvimento e aplicação de tecnologias limpas ao saneamento, coordenado pelo professor Marco Antônio Siqueira Rodrigues. A recepção oficial acontecerá na segunda-feira, 24, a partir das 14h15, na reitoria da Instituição, localizada no Câmpus II.
Marshall desenvolve, em seu grupo de trabalho, pesquisas e projetos de descontaminação de metais tóxicos em rios. Ele virá para conhecer a estrutura da Universidade, em especial o Laboratório Aquário, localizado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Limpas, que possui financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“É sabido que muitos rios, mesmo poluídos, são empregados para captação de água para abastecimento público, como é o caso do Rio dos Sinos. Nessa visita, serão discutidos os efeitos de metais tóxicos, como o mercúrio, em bacias hidrográficas”, explica o professor Rodrigues, que será parceiro de trabalho do canadense no Brasil. A visita, patrocinada pela University of British Columbia, pode dar início a projetos em conjunto entre as duas instituições, visando à descontaminação de rios no País.
Sobre Bruce Gavin Marshall: pesquisador na University of British Columbia, é vinculado ao Norman B. Keevil Institute of Mining Engineering. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia de ecossistemas aquáticos, com atuação nos seguintes temas: isótopos estáveis de carbono e nitrogênio, mercúrio e fluxo gênico de populações de peixes ornamentais do rio Negro e gestão ambiental, especificamente no gerenciamento dos recursos hídricos e minerais.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar