NegóciosSerra Gaúcha

RS: Software permite parcerias e novos negócios no setor metal mecânico

O projeto conta com apoio financeiro do BIRD que destinou cerca de R 600 mil para o APL - RS: Software permite parcerias e novos negócios no setor metal mecânico
O projeto conta com apoio financeiro do BIRD que destinou cerca de R$ 600 mil para o APL – Foto: Divulgação SDECT

Uma nova plataforma digital integrada vai permitir novas parcerias de produção e negócios no setor metal mecânico e automotivo do Rio Grande do Sul, polarizado na região de Caxias do Sul. Com custo de R$ 600 mil financiados pelo Bird, o software reunirá dados de indústrias associadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) do setor para prospectar interessados em lançar produtos colaborativamente, utilizando espaços ociosos das empresas.

O projeto foi assinado nesta quarta-feira (19) pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Márcio Biolchi. Na avaliação dele, a iniciativa é um incentivo à malha industrial, servindo de modelo para futuros projetos. Ele lembrou do programa DesenvolveRS, do governo do Estado, que aproxima novos empreendedores e fornecedores de bens e produtos.

Publicidade

O idealizador do projeto, Oscar de Azevedo, afirmou que a ferramenta servirá de modelo para outros APLs. Segundo ele, já foram constituídos seis grupos com empresas âncoras, criando 208 oportunidades de colaboração e identificadas 100 empresas fornecedoras.

No setor metal mecânico e automotivo, foram identificadas como capacidades produtivas a usinagem de metais; corte e dobra de chapas e perfis metálicos; tratamento térmico; solda de metais; pintura de superfícies metálicas; injeção de componentes plásticos; fabricação de motores elétricos; e desenho de projetos de peças e estruturas.

Publicidade
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios