Saúde

Avanços na oncologia aumentam a demanda por especialistas

Os investimentos em pesquisa na área oncológica, com resultados significativos na qualidade do cuidado aos pacientes, aumentam também a demanda por serviços de qualidade e profissionais preparados.  Além disso, a visão abrangente e humanizada da assistência leva à formação de equipes compostas por especialistas com diferentes competências dentro do setor da saúde.

Em razão dessa necessidade de mercado, o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa está com inscrições abertas para um novo curso de pós-graduação lato sensu, o Multiprofissional em Oncologia, que terá início em setembro. O objetivo é formar profissionais de saúde especialistas em oncologia, com conhecimento técnico-científico, capacidade crítico-reflexiva, valores éticos e habilidades para o reconhecimento dos impactos sociais, políticos e culturais do câncer, no cuidado aos indivíduos e suas famílias.

Conforme explica a fisioterapeuta Fernanda Dias Guirado, uma das coordenadoras do curso, a necessidade de acomodar conteúdos complexos, em um currículo saturado, fez com que os órgãos formadores de profissionais da saúde não conseguissem mais acompanhar o crescimento da oncologia. Portanto, há uma grande defasagem de profissionais preparados para prestar assistência com o máximo de segurança ao paciente portador de câncer.

A multidisciplinaridade nessa área é outra questão ressaltada por Fernanda. “Para um cuidado humanizado e de excelência é de suma importância uma equipe multiprofissional. Dessa forma, o paciente pode ser tratado como um todo, pois cada profissional, dentro de sua área de competência, é capaz de contribuir para resolução de casos, dos mais simples ao mais complexos.”

Como uma instituição de excelência em assistência, ensino e pesquisa em oncologia, o Hospital Sírio-Libanês proporciona aos alunos o ambiente adequado a essa capacitação. O curso Multiprofissional em Oncologia contará com auditórios para as atividades teóricas, com recursos audiovisuais e, nas atividades à distância, será utilizada plataforma específica para abertura de fóruns e outras ações relevantes ao aprendizado em auto-gestão.

O grupo docente, além de multiprofissional, é formado por especialistas em oncologia com ampla expertise. Os alunos contarão com estágio observacional, com monitoria para diversas áreas de atuação dentro da vivência hospitalar e ambulatorial. Isso proporciona melhor compreensão dos mecanismos de desenvolvimento dos diversos tipos de câncer, com base na mudança do perfil epidemiológico da população, para que possam estar preparados para atuarem em todos os cenários de cuidado à saúde.

O curso conta com a coordenação do farmacêutico Carlos Henrique Moreira da Cunha e é direcionado a graduados em enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia e farmácia, com o desejo de atuarem no cuidado do paciente oncológico.

Serviço:
Curso: Pós-graduação Multiprofissional em Oncologia
Inscrições: Até 22/08/2017
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/especializacao-multiprofissional-em-oncologia
Local: Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP

Etiquetas
Publicidade
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios