Geral

Jovens empreendedores rurais se reúnem nesta semana em Florianópolis e Lages

epagri reune nesta semana jovens empreendedores rurais em florianopolis e lages  20170814 1746672202 - Jovens empreendedores rurais se reúnem nesta semana em Florianópolis e Lages
Elizabeth Buss produz bolachas caseiras em São Bonifácio. Foto: Aires Carmem/Epagri

A Epagri promove nesta semana Encontros Macrorregionais de Jovens Empreendedores Rurais na Grande Florianópolis e na região de Lages. São esperados cerca de 250 participantes em cada evento, que busca motivar os jovens agricultores, bem como ouvir seus relatos e mapear ações futuras.

A Epagri vem capacitando jovens agricultores desde 2012, dentro do Programa SC Rural. Até o final do ano, cerca de 1,8 mil homens e mulheres do campo com idades entre 18 e 29 anos terão sido preparados para empreender em suas propriedades rurais em Santa Catarina. Nos centros de treinamento da Epagri, esses jovens recebem noções de administração e aprofundam seus conhecimentos nas cadeias produtivas mais importantes de suas regiões. Ao final do curso, cada um elabora um projeto para sua propriedade e os melhores são selecionados para serem fomentados com recursos do SC Rural.

Publicidade

Na quarta-feira, 16, acontece o Encontro Macrorregional de Jovens Rurais e do Mar do Litoral Catarinense, a partir das 8h30, no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu. Estarão reunidos agricultores das regiões de Joinville, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Tubarão, Criciúma e Araranguá.

No dia seguinte, 17, mais um grupo de jovens se reúne em Lages, a partir das 8h, no auditório da Associação Empresarial (Acil). Além de Lages, participam desse evento agricultores das regiões de São Joaquim, Rio do Sul, Canoinhas e Mafra.

Em 2015 e 2016, a Epagri realizou encontro estaduais de jovens rurais que reuniram mil participantes cada. Esse ano, a empresa optou por realizar quatro encontros macrorregionais que devem reunir um total de mil pessoas também. O primeiro aconteceu em Treze Tílias. No dia 30 de agosto, acontece o último evento, em Maravilha, para os jovens da região Oeste.

Publicidade

Os dois eventos desta semana serão abertos por palestras. Na programação, ainda constam debates e apresentação de casos de sucesso, relatados pelos próprios jovens que já passaram pelas capacitações da Epagri e hoje se tornaram empreendedores rurais bem-sucedidos.

Um dos exemplos de sucesso da Grande Florianópolis será o caso de um jovem rural de Anitápolis que montou uma agroindústria de processamento de frutas e verduras. Na região de Lages, serão relatadas experiências exitosas em turismo rural, produção de queijos, pecuária de corte e de leite e fruticultura.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios