DestaqueModa & Beleza

Concurso de Topetes e Penteados Retrô dos tempos de Elvis Presley

Concurso de Topetes e Penteados Retrô5 700x419 - Concurso de Topetes e Penteados Retrô dos tempos de Elvis PresleyNo mês que a morte do Rei do Rock completa 40 anos, um grupo de entusiastas do rockabilly e da moda dos anos 1950 participou de uma competição pra lá de inusitada em São Paulo. Organizado pelo site Universo Retrô, o Concurso de Topetes e Penteados Retrô reuniu apaixonados pelo estilo que reinava na época de Elvis Presley.

Concurso de Topetes e Penteados Retrô - Concurso de Topetes e Penteados Retrô dos tempos de Elvis PresleyAo todo, 10 homens e 13 mulheres competiram pelo título de melhor Topete e Penteado Retrô do Brasil. Na categoria masculina, o agrônomo, Rodrigo Garms, conquistou a primeira colocação. Adepto do estilo retrô em seu dia a dia há mais de 15 anos, ele conta que levanta o topete quase todos os dias, utilizando pomada modeladora, uma espécie de brilhantina como era utilizado por Elvis e a maioria dos homens na década de 1950.

Concurso de Topetes e Penteados Retrô1 - Concurso de Topetes e Penteados Retrô dos tempos de Elvis PresleyO segundo lugar ficou com o barbeiro Renan Teixeira, que também é um amante do rock dos anos 1950 e carrega o estilo à la Elvis Presley em sua vida. Ele trabalha na barbearia Nápoles, do fundador da 9 de Julho, a primeira a retomar o conceito de barbearia clássica no país.

Concurso de Topetes e Penteados Retrô2 - Concurso de Topetes e Penteados Retrô dos tempos de Elvis PresleyJá a terceira colocação foi para Edson Lamansov, vocalista da banda Katástrofe Social há 20 anos, que, apesar de ser do movimento Punk, também é adepto ao topete e das costeletas.

 

 

Concurso de Topetes e Penteados Retrô3 - Concurso de Topetes e Penteados Retrô dos tempos de Elvis PresleyPara a categoria feminina de melhor Penteado Retrô, Fabiana Fabrício foi a grande vencedora. Também conhecida como Fabi Cherry, é bancária e modelo Pin-Up e costuma participar de concursos de beleza, desfiles, programas de televisão e ensaios fotográficos com a temática retrô. Para o concurso, ela apostou num visual tropical retrô à la Camen Miranda, com a famosa Faux Bangs (Franja de Rolo ou Franja Falsa) e cabelo preso com rolinhos arrematando com uma flor, algo bem típico da época.

Concurso de Topetes e Penteados Retrô4 - Concurso de Topetes e Penteados Retrô dos tempos de Elvis PresleyA segunda colocação ficou com a professora de português Dayane Nunciatelli, também entusiasta do rockabilly em seu dia a dia e que, inclusive, teve seu casamento todo tematizado ao estilo dos anos 1950. Para o concurso, ela apostou num visual inspirado nas divas do country americano dos anos 1940. Com as madeixas azuis, trouxe também a franja falsa misturada aos tradicionais Victory Rolls – rolinhos inspirados em uma manobra de guerra e que foram bastante popular na época. Já o terceiro lugar ficou com a estilista Paula Renata, também conhecida como Miss Black Divine no meio retrô. Ativista do movimento negro, costuma participar de concursos de beleza Pin-Up. Recentemente, ficou também em segundo lugar no Miss Pin-Up The Sailor Pub, um dos concursos retrô mais reconhecidos do Brasil. Ambos os títulos mostram que também é possível fazer penteados vintage em cabelos cacheados e crespos, usando a textura natural dos cabelos, sem ter que escová-los.

O campeonato buscou reviver os eventos realizados nos anos 1980 e 1990 por Rick and Roll, personalidade do mundo vintage paulista, que possui uma loja de discos de vinil em São Caetano do Sul e criou o famoso Campeonato Nacional de Topetes. Ele, que foi tema de um quadro na novela “Explode Coração”, da rede Globo, foi o responsável por apresentar os candidatos e seus respectivos topetes durante a nova edição do evento. Além do troféu de campeão e uma cesta recheada de mimos dos patrocinadores do evento, a empresa Casa na Disney – Aluguel de Temporada garantiu aos primeiros colocados, Rodrigo Garms e Fabiana Fabrício, e seus respectivos acompanhantes, 10 dias de hospedagem em uma casa de luxo no condomínio West Lucaya, em Orlando – Flórida (EUA).