GeralPorto Alegre

6º Festival do Japão RS é opção em Porto Alegre

Maior evento da cultura asiática no Estado, o 6º Festival do Japão no Rio Grande do Sul começou hoje, 19, em Porto Alegre, e seguirá até domingo, 20, das 10h às 18h, na Academia de Policia Militar (Avenida Aparício Borges, 2001). Serão mostrados no evento traços da culinária japonesa, incluindo diversas atividades oferecidas à comunidade; como a prática de artes marciais, danças, karaokê, cerimônia do chá, artesanatos e exposições típicas, além de oficinas interativas e apresentação da miniatura do monumento Kotoji Toro. Saiba mais sobre o Festival clicando aqui.

festival japão
Monumento foi presente japonês para celebrar irmandade com Porto Alegre Foto: Luciano Lanes / PMPA

Instalado no Parque Moinhos de Vento, na sexta-feira, 19, o monumento Kotoji Toro é símbolo da cidade de Kanazawa, capital da província de Ishikawa, e foi um presente do governo japonês para registrar o cinquentenário do tratado de coirmandade com Porto Alegre. Kotoji Toro caracteriza-se por ser uma espécie de lanterna de pedra típica da região. Em contraponto, na cidade de Kanazawa já existe uma réplica do Laçador, um dos cartões-postais da capital gaúcha, construído em um parque da cidade.

Publicidade
De acordo com o vice-prefeito de Kanazawa, Daizo Hosoda, a cidade é conhecida pela produção de folhas de ouro, que são utilizadas no artesanato japonês desde o século XVI. “Uma tradição desde a era dos samurais, até hoje a cultura é muito importante para o povo japonês”. Para o prefeito em exercício de Porto Alegre e secretário de Relações Institucionais, Gustavo Paim, mesmo com a distância geográfica entre as cidades irmãs, elas se aproximam com o objetivo de promover projetos interculturais e compartilhar conhecimentos e experiências. “Kotoji Toro está em um lugar central e Porto Alegre se compromete em realizar todos os esforços, contando com a colaboração dos cidadãos que nos cobram e nos ajudam a ter uma Capital melhor. Manteremos, cuidaremos e daremos o tratamento necessário para esse presente”, garantiu Paim.
Já o cônsul do Japão em Porto Alegre, Takashi Kondo, declarou sua satisfação em participar das festividades. “Parabenizo essas duas cidades tão distantes no mapa, mas tão perto em irmandade. Espero que essa celebração resulte em um maior intercâmbio cultural entre as duas cidades, que sejam mais profundas e bem sucedidas. Esse monumento simbolizará para sempre a coirmandade das duas cidades”, comentou Takashi.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar