RSVariedades

Músicos aprovados no concurso da Ospa são nomeados

ospa_credito_andre_furtado___sedactel
A nomeação dos 27 músicos da Ospa foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira – Foto: André Furtado/Sedactel

A nomeação dos 27 músicos aprovados no mais recente concurso público da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa) foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (18). O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, deu a notícia à orquestra nesta manhã, na Sala de Ensaios no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa, e Rogério Beidacki, superintendente administrativo-financeiro da fundação, também participaram da comunicação.

“A orquestra tem uma dimensão artística grandiosa que se mostra nos palcos, mas tem também uma dimensão social que reafirma a presença do poder público na Cultura do nosso estado”, falou Victor Hugo. “As nomeações são um gesto emblemático de um governo que lida com a crise financeira trabalhando na superação das dificuldades, e o empenho dos músicos da Ospa é um combustível para seguirmos avançando na área cultural”, completou.

O maestro Evandro Matté comemorou a iniciativa.”Essas nomeações são fundamentais para a continuidade do trabalho da Ospa e, também, representam uma economia de recurso para o Estado, já que não precisaremos mais preencher o corpo orquestral com músicos extra. Poderemos qualificar cada vez mais o nosso desempenho, e seguir levando a Ospa para todo o Rio Grande do Sul”.

Rogério Beidacki, por sua vez, chamou a atenção para o significado desse fato no contexto da história recente da Ospa. “É um ganho imensurável para a comunidade gaúcha. Há 10 anos a Ospa não conseguia nomear músicos devido à situação financeira do Estado e, mesmo com a crise, houve a sensibilidade do governo de enxergar esse ganho. Isso representa mais qualificação ainda nos concertos – qualidade que se refletirá na Fundação Ospa como um todo, na Escola de Música e no Coro”.

As provas do concurso foram realizadas em novembro e dezembro de 2014. Mais de 553 músicos de todo o Brasil se inscreveram, na época, para a seleção.

Os nomeados são Brigitta Calloni, Ana Paula Schmidt, Leonardo Mateus Bock, Silvani Cielo Guerra, Robert Edgar da Cruz Moraes, Marcio Cecconello e Ariel Santos Polycarpo (violinos); Gabriel Santos Polycarpo (viola); Martina Stroher e Romina Antonella Monsanto Colina (violoncelos); Eric Hilgenstieler e Rafael do Nascimento Figueiredo (contrabaixos); Tatiana Girassimova e Silas Paulino de Souza (flautas); Públio da Silva (oboé e especialista em corne-inglês); Ange Paola Bazzani Prada (fagote); José Luis Guede Vega, Anderson Bezerra Sabino, Nadabe Tomás da Silva e Álvaro Santos Braga (trompas); Adib Corrêa Vera (especialista trombone baixo); Douglas Gutjahr (tímpano); Paulo Fernando de Brito Bergmann (piano/Coro Sinfônico) e Elisa Conceição Machado (soprano).

Tags

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios