Esportes

Setor de Captação do Grêmio selecionou 50 jogadores para testes

Grêmio usa ferramenta para seleção de jogadores

Após dois meses de implementação, o Processo Seletivo por Análise de Vídeo (PSAV) realizado pelo setor de Avaliação e Captação de Atletas na base gremista já contabiliza mais de 1.000 vídeos enviados, para o crivo e seleção de jovens jogadores.
A ferramenta é mais uma possibilidade para que os interessados sejam efetivamente avaliados. É uma forma de atender aqueles que, por alguma razão, não consigam participar presencialmente das etapas seletivas disponibilizadas na agenda anual de avaliações abertas.

De todo o material avaliado, 50 jogadores foram convidados a seguir o processo de observação no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. A abrangência dos vídeos dão conta de todo o território nacional. Com maior concentração em São Paulo e Rio de Janeiro (53%), os videos chegaram também de Estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, alem da alta taxa regional, com 25% no Rio Grande do Sul e 10% de Santa Catarina.

Os interessados em passar pelo processo devem seguir as regras descritas abaixo. O PSAV funciona da seguinte forma:

  • O atleta preenche a ficha de cadasro que deverá constar obrigatoriamente no corpo do texto para o e-mail: mandeseuvideo@gremio.net (dados abaixo). Alem disso, indicar o link onde foi postado o vídeo (o formato do vídeo deve seguir orientações e critérios preestabelecidos).
  • De posse do vídeo, a equipe de Avaliação fará uma análise do material observando os parâmetros do clube para cada posição, o biótipo do atleta e seu desempenho técnico/tático de acordo com suas ações de efetividade no jogo.
  • Havendo interesse do clube no atleta analisado, o setor de Avaliação e Captação entrará em contato oportunizando ao mesmo um período de avaliação em nossas dependências (por isso a importância dos dados da ficha de cadastro estarem completos e corretos).
    Para que a equipe realize a avaliação por análise de vídeo é preciso que o material enviado siga as recomendações abaixo. Do contrário, não será aceito.
  • O vídeo não poderá ser de baixa qualidade (baixa resolução);
  • Não houver identificação do atleta no jogo (ex. ilegibilidade de numeração ou inexistência da mesma);
  • O jogo estiver descaracterizado (exemplo: equipes sem fardamento, campo sem marcação e ou sem goleiras);
  • O tempo de vídeo exceder 5 minutos de amostragem;
  • O atleta for vinculado a outro clube;
  • O jogador não estiver dentro da idade limite para Categorias de Base (Sub-12 à Sub-20).
  • O vídeo for de jogos da modalidade de Futsal, exceto jogadores abaixo dos 13 anos de idade (recomendável). 

    Dados para a Ficha de Cadastro
    Nome Completo:
    Data e Local de Nascimento:
    Telefones para contato com o DDD
    Residencial:
    Celular:
    Posição/nº da camisa no vídeo:
    Clubes em que já atuou:

Artigos relacionados