DestaqueRS

Variedade de produtos com erva-mate e seus benefícios

erva mate - Variedade de produtos com erva-mate e seus benefícios
Visitantes aprendem sobre o alto valor nutricional e medicinal obtido através da erva-mate – Fotos: Karine Viana

Quem pensa que a erva-mate é utilizada somente para o chimarrão, a bebida típica dos gaúchos, está enganado. A prova são os inúmeros produtos que têm a Ilex paraguariensis como matéria-prima e que estão expostos na 40ª Expointer, no Centro Tecnológico da Erva-Mate. Considerada uma das maiores da América Latina, a feira agropecuária ocorre até domingo (3) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Os visitantes que passam pela exposição e não conhecem as propriedades da planta, se surpreendem com todos os benefícios proporcionados ao organismo humano quando consumida de forma recorrente. Além de ser um símbolo do Rio Grande do Sul, possui alto valor nutricional e medicinal.

erva mate folhas - Variedade de produtos com erva-mate e seus benefícios
Produtos que têm a Ilex paraguariensis como matéria-prima e que estão expostos na 40ª Expointer

Produzida em larga escala nos municípios de Ilópolis e Venâncio Aires, nos vales do Taquari e Rio Pardo, a erva-mate é eficaz no combate ao colesterol ruim, triglicerídios, além de ser energética, diurética, laxante e afrodisíaca. “O que muitos não sabem é que ela também ajuda no tratamento de cansaço e depressão, e ainda regula a pressão sanguínea e ritmo cardíaco”, explica o presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Valdir Zanin.

Segundo Zanin, apesar de Ilópolis e Venâncio Aires serem os grandes produtores, o produto tem sua maior comercialização em Erechim. Além de vender para todo o estado, as indústrias gaúchas também abastecem 80% do mercado uruguaio.

Ao chegar no centro, o público fica surpreso com a quantidade de iguarias oferecidas aos visitantes. O mais procurado é o suco feito com folhas da erva-mate, refrescante e de sabor especialmente agradável.

Panificação e confeitaria

Exposição mostra variedade de produtos com erva mate e os benefícios - Variedade de produtos com erva-mate e seus benefícios
Produtos à base de erva-mate

A professora e especialista em educação ambiental Ludmila Alves Gallon estuda há alguns anos as propriedades da erva-mate para fabricar pães, biscoitos, bolos, balas, grostolis, panquecas, licores e até sorvetes, entre outros. A lista é grande e ela conduz um projeto social que ajuda a alimentar crianças nas escolas de Ilópolis. “Fazemos até chocolate-quente com erva-mate”, conta.

Entre os produtos, também é possível encontrar a cerveja (com álcool ou sem), chás, refrigerantes e cosméticos. “Faz bem para todo o organismo, inclusive para a pele”, afirma Ludmila. “Seu consumo ainda promove sensação de bem-estar e melhora da memória”, acrescenta.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios