CASANEWSDestaqueLitoralSanta Catarina

Marcelo Salum na CASACOR Santa Catarina

Fotos: Mariana Boro

Marcelo Salum, dono de uma arquitetura harmônica e de forma única, participa da CASACOR Santa Catarina, que acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no antigo Asylo de Orphãs São Vicente, em Florianópolis. Com traços marcantes e que esbanjam diversidade, o profissional apresenta o ambiente “Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim”, uma sala de estar e jantar de 90m² que tem como principal tendência o Wabi-Sabi, filosofia e estética japonesa que valoriza a transitoriedade e a beleza das coisas imperfeitas.

Publicidade

Tendo como inspiração a ideia de um casal com um filho pequeno, que possui uma forte ligação com o oceano e gosta de receber grupos para sarais, estudos, e jantares em casa, o espaço é funcional, despojado, essencial e transborda história através de móveis e objetos de decoração. A simplicidade do layout, que busca apenas pelo essencial, conta com um sofá circular, projetado por Salum em parceria com o arquiteto Frederico Cruz, para a Larco, e que proporciona aconchego e intimidade. Uma mesa para 12 pessoas, pensada para refeições, estudos e trabalhos, além de peças do já consagrado designer Jader Almeida e do clássico Sérgio Rodrigues completam o espaço.

Com paredes repletas de obras de arte, um dos cantos abriga duas estantes, uma para plantas e livros, e uma com módulos para uma pequena coleção de faianças. Levando em conta a sustentabilidade, o piso, forro e superfícies do ambiente foram mantidos e restaurados, tendo a pintura antiga revelada e as camadas de tintas de outras épocas trazidas à tona, criando alusão ao passado do casarão. Para garantir modernidade ao ambiente, o arquiteto apostou na linha Six, da Santa Luzia.

A iluminação, por sua vez, conta com um incrível par de lustres da italiana Artemide, desenvolvidos pelo designer Ross Loyegrove. Já as obras de arte recebem pontos especiais e diretos de luz para evidencia-las ainda mais. Mas o grande destaque no quesito luminosidade fica por conta dos janelões presentes em quase todo o ambiente, garantindo claridade e ventilação natural, além de uma linda vista para a praça principal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.