Geral

Soldadores devem ter cuidados reforçados com segurança

Hoje (23) é comemorada o Dia do Soldador. A atividade é imprescindível para a construção civil e naval, mas exige cuidados extras com a segurança, já que os profissionais estão expostos a condições de riscos.

Para lidar com os instrumentos que produzem fumos metálicos na hora da solda, além da luminosidade que gera faíscas, é preciso passar por um treinamento específico e usar equipamento de segurança.

O Ministério do Trabalho fiscaliza a atividade para evitar os danos aos profissionais. A pasta reúne instrumentos normativos que regem as operações de soldagem ou corte a quente, de modo a prevenir explosões e intoxicação dos trabalhadores.

Aproveitando a data comemorativa, o Ministério do Trabalho, responsável pela fiscalização das normas de segurança e saúde, ressalta a necessidade dos programas de prevenção de riscos, a correta utilização dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o acompanhamento do trabalhador soldador, destacando a importância da correta identificação dos riscos, implementação de programas de prevenção eficientes, treinamento e utilização adequados dos equipamentos e dos produtos utilizados na solda.

Tags

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios