Esportes

Grêmio é a marca mais valiosa do futebol brasileiro fora do eixo RJ/SP

Clube reafirma quinta posição no cenário nacional pelo quarto ano consecutivo. — Análise divulgada nesta semana pela BDO Brazil, empresa de auditoria e consultoria membro da BDO International Limited, reafirmou a primeira posição do Grêmio como o clube de marca mais valiosa do futebol brasileiro fora do eixo RJ/SP pelo quarto ano consecutivo, e quinto clube de maior valor no contexto nacional – com um incremento de valor de marca de 96,5% desde 2013. Em relação a 2016, o valor Grêmio saltou de 666 para 706,8 milhões de reais. O valor total dos clubes brasileiros é o maior da história: 10,26 bilhões de reais.
Entre os pontos observados na análise da marca Grêmio estão o ranking de Receita Total, que coloca o Clube também no quinto lugar geral, com 330 milhões de reais, Cotas de TV, terceira posição com receita de 202,4 milhões de reais e Receitas Sem Transferência e Patrocínio e Publicidade, nos quais o Tricolor aparece em quarto: 312,4 e 35,5 milhões, respectivamente.

O Executivo de Marketing Beto Carvalho interpreta a consolidação da marca Grêmio como um reconhecimento de todas as áreas que atuam no cotidiano do Clube.
“Isso é mais uma amostra do que nós vemos em outros tipos de pesquisa. É, basicamente, um trabalho de percepção de valor do Clube de forma coletiva. As ações de marketing servem para potencializar essa percepção. Quando você fala em engajamento de torcida, tem a ver com futebol, ações de marketing, sócio, redes sociais, com o discurso do próprio clube ao seu torcedor. É uma questão de reconhecimento pelo trabalho na área coletiva”.
Para o executivo, o estudo da BDO Brazil ainda valoriza a contribuição das marcas patrocinadoras para o Grêmio e, em sentido inverso, a valorização do Clube torna-se, também, uma forma de agregar valor aos parceiros.

“O crescimento do valor da nossa marca aumenta o valor que entregamos às marcas que patrocinam o Clube. E isso gera um círculo virtuoso que beneficia a todo o contexto”.
A BDO Brazil esmiuçou os potenciais explorados pelo Clube, como o elevado engajamento nas redes sociais, exploração de licenciamento, o desenvolvimento dos programas de Sócio Torcedor e o fato de o Grêmio jogar na primeira Arena Multiuso do Brasil.
Utilizando dados de 2016, a análise chama a atenção para o número de seguidores da página do Clube no Facebook, 2,6 milhões, usuários inscritos no Youtube, 113 mil e Público Médio na Arena, 20.450. Hoje, a página no Facebook aproxima-se dos 2,8 milhões de seguidores, enquanto o canal youtube.com/gremiotvoficial já ultrapassou os 200 mil inscritos.

Desde 2014, quando assumiu a condição de marca mais valiosa fora do eixo RJ/SP, o Grêmio pulou de 478,5 milhões para os atuais 706 milhões de reais. Em valor absoluto, também é o quinto Clube com maior crescimento no ano, 40,2 milhões de reais, aumentando em 79,5 milhões a diferença para o sexto colocado. Nos últimos cinco anos, o aumento de 347,2 milhões coloca o Tricolor na quarta posição, à frente do São Paulo. Desde o início do estudo, em 2009, o Grêmio registrou crescimento de 493 milhões de reais.

O Flamengo mantém sua liderança entre os clubes brasileiros pelo terceiro ano consecutivo, seguido por Corinthians, Palmeiras e São Paulo – com o Grêmio logo atrás. A pesquisa pode ser acessada aqui.

Foto: Lucas Uebel

Tags

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios