Continental investe em tecnologia e aquisição de startup

Carros autônomos e opções em mobilidade, como compartilhamento e aluguel de veículos, pedem por sistemas de acesso que se adequem às novas necessidades. Visando as tendências do futuro, a Continental desenvolveu duas soluções digitais que permitem o destravamento de portas e a partida do motor sem a necessidade de chaves. Com os sistemas Smart Access (CoSmA) e Remote Cloud Key (RCK), tudo isso pode ser feito digitalmente, por meio do celular.

Para complementar a linha de produtos existentes e expandir o portfólio baseado no conceito “chaves como serviço”, a sistemista alemã acaba de adquirir o controle total da OTA Keys, uma joint venture formada em 2014 entre a Continental e a empresa belga D’leteren. Os serviços oferecidos pela startup possibilitam que frotistas e empresas de aluguel e compartilhamento de veículos utilizem apenas os celulares de clientes e funcionários como chaves, além de disponibilizar dados em tempo real, como localização, nível de combustível, quilometragem e bateria.

Estabelecida como fornecedora em mais de doze companhias globais, a OTA Keys será incorporada a unidade de negócios Transportation Systems (ITS) da divisão de Interior da Continental. “Nós vamos potencializar o espírito inovador e agilidade da OTA com a tecnologia e a força estrutural da Continental para aprimorar nossos serviços de chaves digitais. Chaves como serviço é a resposta para diversos obstáculos dos serviços de mobilidade compartilhada”, afirma Ralf Lenninger, Head of Intelligent Transportation Systems.

Aplicação
O uso do sistema Smart Access permite que as portas do veículo funcionem de forma independente e inteligente. Isso significa que, mesmo quando o carro está sem bateria, o destravamento é possível, eliminando a necessidade da abertura manual. O sistema de emergência é ativado por uma ferramenta de comunicação de curta distância (NFC), como o bluetooth, que envia um sinal para uma validação de segurança e, automaticamente, dispara o processo de destravamento da porta.

Caminhões, vans, ônibus e caminhonetes também podem se beneficiar da tecnologia por meio do Remote Cloud Key (RCK), disponível para modelos novos e antigos de forma compatível com a maioria dos fabricantes.