Receita – Espaguete com almôndegas de peito bovino

Em 25 de outubro é comemorado o Dia da Massa e nada melhor para celebrar essa data do que preparar um saboroso e tradicional espaguete! A comemoração fica ainda mais completa com um dos acompanhamentos mais clássicos para o macarrão, as almôndegas. O chef Ivan Achcar, da Academia da Carne Friboi, ensina a receita que já foi protagonista em grande parte das cozinhas brasileiras. Nesse prato, o molho de tomate recebe um toque inovador com o sabor marcante do cominho e da pimenta-do-reino, e a suavidade do vinho branco. A combinação é ideal para relembrar os almoços de domingo em família e ter a sensação de provar uma boa comida caseira!

 

Espaguete com almôndegas de peito bovino

Ingredientes

500 g de peito de boi moído

50 g de bacon moído

1 ovo

1 pedaço de pão italiano amanhecido

100 g de cebola picada

2 dentes de alho picados

salsinha picada

sal

pimenta-do-reino branca moída

cominho moído

1 colher de sopa de sementes de erva-doce

óleo de soja para fritar

banha de porco para fritar

1 taça de vinho branco

molho ao sugo

250 g de espaguete cozido

parmesão ralado

 

Modo de preparo

Cozinhe o espaguete e reserve. Retire a casca do pão italiano e pique o miolo com as mãos. Em uma tigela, umedeça o miolo com o vinho branco misturado com meia taça de água. Depois do pão embebido, tire o excesso da água com as mãos.

Coloque o pão com todos os outros ingredientes em outra travessa, amasse tudo com as mãos. Tempere com sal, cominho e pimenta a gosto. Forme bolinhas de 4 cm de diâmetro e frite-as em uma mistura de óleo e banha quente abundante e deixe descansar em papel absorvente. Reserve um pouco de molho para o espaguete. Em seguida, coloque as almôndegas dentro do molho de tomate e deixe cozinhar. Aqueça o restante do molho que estava reservado e coloque a massa.