São Leopoldo é selecionada para cooperação com União Europeia

 

A Prefeitura de São Leopoldo concretiza a primeira cooperação técnica internacional com cidades europeias. A atuação ambiental e em saneamento de São Leopoldo assegurou a seleção no Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia – América Latina e Caribe (IUC LAC). Entre centenas de cidades brasileiras inscritas, São Leopoldo foi uma das cinco cidades junto com as capitais Belo Horizonte (MG), Vitória (ES); e Araripina (PE) e Benedito Novo (SC). Também foi selecionado o consórcio Grande ABC (SP). A confirmação foi feita na segunda-feira, 16 de outubro.

“São Leopoldo está recuperando o protagonismo na elaboração e produção de projetos estratégicos para a cidade. A seleção do município consolida a cidade no cenário internacional, valorizando principalmente a experiência local”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Darci Zanini.

A Prefeitura de São Leopoldo se increveu no edital em julho deste ano, contemplando duas modalidades: gestão de resíduos sólidos e gestão de recursos hídricos. De acordo com Zanini, a escolha se deve pelos programas e projetos apresentados e pelas características do município. “São Leopoldo possui serviço de licenciamento ambiental, uma autarquia de saneamento de água e esgoto, estrutura administrativa e marco regulatório que estão em conexão com os desafios do novo século”, afirmou.

O posicionamento do município em relação aos grandes temas ambientais como o aquecimento global, os planos da Mata Atlântica também foram relevantes, já atendendo ao Programa 2030 e os respectivos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU.

A cooperação para troca de conhecimento técnico deve se dar por mecanismos como visitas de intercâmbio, assistência técnica, estágios, workshops, seminários, cursos e parcerias áreas de desenvolvimento sustentável e em outras áreas. A primeira fase tem 18 meses de duração. As três cidades indicadas para a troca de experiências com São Leopoldo foram Colônia (Alemanha), Roma ou Trento (Itália) e Barcelona (Espanha).

O responsável pelos projetos socioambientais da Semmam, Daniel Sauer, trabalhou na inscrição com a colaboração da equipe técnica da Secretaria de Gestão e Governo.

Sobre o programa IUC LAC

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC LAC) busca dialogar com cidades formas de promover o desenvolvimento urbano sustentável, ações contra as mudanças climáticas e inovação para o desenvolvimento local e regional. Líderes locais e especialistas técnicos municipais estarão aptos a se conectarem e a conhecerem novas perspectivas em questões urgentes de desenvolvimento sustentável. O programa prevê que os representantes de cada cidade farão parte de viagens de estudo, intercâmbio de pessoal, treinamentos e seminários, e projetarão um plano de ação para dirigir o desenvolvimento urbano sustentável. Os municípios selecionados receberão apoio técnico e logístico da União Europeia para a consolidação de planos de desenvolvimento sustentável, assim como poderão solidificar alianças com cidades europeias.