5 dicas para acertar na decoração e no ambiente do seu coworking

A decoração de um escritório é essencial para tornar o ambiente um local confortável e de fácil trânsito, e até mesmo para despertar a criatividade ou ajudar na concentração dos frequentadores, fazendo com que o trabalho tenha mais qualidade. Para os coworkings isso não é diferente: a decoração é um item que agrega muito para o sucesso do negócio.

“Ter um ambiente bem decorado pode ser decisivo na hora da contratação de um coworking, pois muitas vezes a decoração é a primeira coisa em que o cliente repara”, comenta Bruna Lofego, especialista em coworking e CEO e founder da CWK. “Por isso, vale a pena investir tempo e recursos planejando e organizando seu coworking de forma que atenda as necessidades dos clientes”.

Ela lista 5 dicas de decoração voltadas para esse tipo de negócio:

Recepção

A recepção é a porta de entrada do escritório e a primeira coisa que um visitante visualiza, por isso, é de extrema importância que seja um ambiente agradável, bem iluminado, com boa divisão de espaço e decorado de forma que não atrapalhe o fluxo de pessoas. “A recepção tem que estar preparada para receber os clientes de forma simpática, prática e confortável. Ela é o cartão de visitas do espaço, por isso, merece muita atenção e cuidado”, indica Bruna.

Cores

Fotos: Shutterstock

Pesquisas demonstram que as cores têm influência no comportamento e na produtividade em ambientes de trabalho. “Escolhemos o roxo para decorar nossos espaços de coworking por causa de estudos realizados com cores no local do trabalho. O roxo é tido como uma cor que acalma, que estimula o cérebro na resolução de problemas e ajuda a aflorar a criatividade”, conta Bruna.

Móveis portáteis

Ter mesas e cadeiras que podem ser facilmente carregadas para mudá-las de lugar quando for preciso é um grande diferencial. “Em algumas situações os clientes podem ter a necessidade de fazer reuniões ou apresentações para um maior número de pessoas, e ter mobílias flexíveis ajuda muito nessa hora. “Como muitas vezes teremos que rearranjar a disposição dos móveis para atender uma demanda momentânea, essa é uma facilidade importante”, indica.

Espaços privativos

Os escritórios de coworking são ambientes que privilegiam a interação e o networking, e que, por sua própria proposta, não serão ambientes silenciosos. No entanto, em alguns momentos, se concentrar será uma necessidade. Por isso é sempre bom oferecer alguns espaços privativos. “Aqueles que precisam se manter 100% focados em um projeto encontrarão nas salas privativas o lugar ideal para colocar a mão na massa sem interrupções”, comenta Bruna.

Copa

É sempre bom ter um espaço separado para as refeições ou para tomar um café, principalmente nos ambientes de trabalhos compartilhados, onde o cheiro de comida pode incomodar terceiros. “Recomendo caprichar na decoração da copa, que deve ser um ambiente onde as pessoas gostem de ficar, por facilitar o networking. Todo mundo prefere bater papo degustando um café ou um lanchinho, por isso, uma cozinha arrumadinha e simpática é muito bem-vinda”.

Segundo ela, é possível montar uma copa bem decorada sem gastar muito. “Os próprios utensílios de cozinha podem virar itens de decoração, como por exemplo, os raladores de queijo, que podem ser transformados em luminárias. Outra opção são os adesivos em forma de azulejo, que dão um charme especial. Existem muitos itens criativos e baratas para decoração da copa e da cozinha”.