Porto Alegre recebe exposição de fotografias de natureza no Hospital Banco de Olhos

Mostra tem visitação até o dia 29 de outubro no primeiro andar do prédio

Foto de Marco Ronconi é atração na exposição

A artista gráfica Luciana Quinto aposta no benefício da cura por meio de imagens. No Hospital Banco de Olhos, em Porto Alegre, ela organizou a exposição “Energia de Natureza”, com fotografias capturadas ao redor do mundo por fotógrafos internacionais. Emoldurados em papel fine-art, as peças representam o ponto de vista do espectador diante das obras. A abertura da exposição tem visitação gratuita até o dia 29 de outubro, das 8h às 18h, e integram projetos de uma gestão moderna e humanizada dentro de uma entidade de saúde.

A artista e curadora Luciana explica que o projeto foi possibilitado pela parceria com a Fundação para Fotografia / Arte em Hospitais, sediada em Florença, na Itália. Esta fundação sem fins lucrativos tem a missão de colocar grandes fotografias emolduradas de natureza e de belos lugares do mundo em hospitais. O objetivo é dar conforto e esperança aos pacientes e suas famílias, visitantes e cuidadores.

Estudos científicos já demonstraram que a arte de natureza tem efeito benéfico para aliviar o estresse e a ansiedade de um paciente. As fotografias destinam-se a fornecer cor e uma atmosfera de compaixão onde a cura é encorajada.

O Hospital Banco de Olhos, situado na Rua Engenheiro Walter Boehl, 285, é o segundo no País a receber a fotografias da Fundação italiana. O lançamento da exposição aconteceu no último dia 18. Para esta iniciativa foram doadas 28 fotografias que, a partir de segunda, permanecerão distribuídas nas dependências do prédio.