Roteiro de 48 horas em Évora, no Alentejo

Aqueduto da Água de Prata

Tranquila e com patrimônio único, Évora convida os viajantes a conhecerem de perto sua riqueza multicultural e os vestígios dos povos que ali já viveram. Distante cerca de uma hora da capital portuguesa, é de fácil acesso por ônibus, trem ou carro, e possui diferentes tipos de hotéis, a maioria situados em edifícios históricos, que dão ainda mais charme à sua visita.

Para desfrutar ao máximo sua passagem pela maior cidade da região do Alentejo, confira uma sugestão de roteiro com 48 horas de atrações imperdíveis.

1o dia

Templo Romano

Após se acomodar no hotel, aproveite a manhã do primeiro dia para fazer um passeio pelo encantador centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Inicie pelo cartão postal localizado no coração da cidade, o imponente Templo de Évora.

Ainda na região central, conheça o Palácio dos Duques de Cadaval e faça o tour completo pela Catedral, que leva até o telhado, onde se tem uma vista incrível. Não deixe de visitar o Museu de Évora e apreciar as lojinhas da Rua 5 de Outubro para comprar o melhor do artesanato alentejano.

Uma ótima alternativa para o almoço é o Café Alentejo, localizado próximo à Praça do Giraldo. O restaurante possui uma variada oferta de pratos da gastronomia alentejana, de dar água na boca. Depois, siga para a sinistra Capela dos Ossos, herança dos reinados de D. João II e D. Manuel I e um dos pontos turísticos mais visitados. O Museu da Marcenaria também vale a visita.

Para encerrar o dia de atividades, o destino proporciona opções para todos os gostos. Aqueles que querem relaxar com um bom jantar típico, o emblemático Restaurante Fialho é fiel à culinária alentejana em seus deliciosos pratos. Mas, se prefere cair na noite e curtir uma noitada de bons drinks, Évora tem alternativas de bares e pubs com público animado e muita diversão. 

2o dia 

Café Alentejo

Para um café da manhã típico ou uma degustação das mais saborosas iguarias da cozinha local, a Pastelaria Conventual Pão de Rala é imperdível. Nos arredores, o Jardim Público é um ótimo lugar para um passeio tranquilo. Conheça ainda o Palácio de Dom Manuel, que conta parte da história dos reis portugueses, além de apresentar frequentes exposições de arte e fotografia. O Alentejo é o destino ideal para os amantes do vinho. E, por isso, uma degustação não pode faltar em seu roteiro por Évora. A Enoteca Cartuxa oferece uma experiência ímpar para quem quer conhecer não só os vinhos, mas também a gastronomia alentejana, com harmonizações de petiscos e os melhores vinhos da adega. Há a Rota dos Vinhos do Alentejo, que realiza provas diariamente, e tem a carta alterada a cada semana.

Para o último dia em Évora, vá até o Aqueduto da Água de Prata, que ainda é usado para abastecer os moradores, além de ser um monumento fascinante. Por todo o município é possível observar suas muralhas, sistema defensivo formado por duas cercas que correspondem a diferentes períodos. A maior e principal foi construída nos limites da cidade medieval a mando de D. Afonso IV de Portugal.

 

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de três títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.