Vigilantes do Peso dá dicas e receitas para comemorar o Dia Nacional do Chocolate

Amanhã, 28, é comemorado o Dia Nacional do Chocolate, e o Vigilantes do Peso preparou uma série de dicas e receitas para aproveitar a data sem culpa.

Benefícios à saúde: quanto mais escuro melhor

Chocolates amargos (com teor de cacau superior a 60%) contêm alguns dos mesmos nutrientes de folhas verde-escuras. São ricos em antioxidantes e também contêm fibras: uma porção de 38g de chocolate amargo contém até 4g de fibras.

Eles também possuem antioxidantes e substâncias que causam sensação de felicidade e bem-estar. Porém, todos esses benefícios não significam que podemos ou devemos comer chocolate na mesma quantidade de folhas verde-escuras, pois ao contrário das folhas, o chocolate está cheio de açúcar e gordura.Com moderação, entretanto, o chocolate é uma maneira saudável de satisfazer sua vontade de doces. O truque é dar preferência aos chocolates ricos em sólidos de cacau, ou seja, os amargos e meio-amargos, basta olhar na embalagem. Os chocolates amargos possuem menos açúcar e mais benefícios e você não precisa de tanto para ficar satisfeito, pois seu sabor é muito intenso e marcante.Uma dica é acompanhar o chocolate com frutas ou castanhas, para dar mais saciedade e agregar mais nutrientes.

Como armazenar

Todo chocolate deve ser armazenado bem fechado, em um local fresco e seco. Quando exposto a temperaturas elevadas, é comum surgir uma película esbranquiçada na superfície do chocolate, que nada mais é do que a sua gordura natural que aparece na superfície. Isso é mais comum de acontecer em chocolates ao leite. Umidade em excesso pode fazer com que se formem pequenos cristais de açúcar no chocolate. Nos dois casos, o chocolate continua próprio para ser consumido ou utilizado em preparações.

Escolhendo chocolate

Amargo ou meio-amargo: Textura firme, demora mais a derreter na boca, sabor intenso de chocolate com notas de cereja, café e caramelo.

Ao leite: Mais claro que o meio-amargo, com uma textura mais macia e cremosa e sabor mais suave.

Branco: Feito a partir da manteiga de cacau e não dos sólidos, não possui benefícios à saúde. A maioria dos conhecedores de chocolate não consideram o branco como chocolate de verdade.

Suflê de chocolate

Porções: 2  Tempo total: 40 min    Tempo de preparo: 23 min.   Tempo de preparo: 17 min.

Ingredientes

  • 2 jatos de óleo spray
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 3 colheres de sopa. de leite desnatado
  • 1 clara de ovo
  • ½ colher de chá de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte duas forminhas de cerâmica com o óleo spray.Em uma panela pequena, misture o cacau em pó, a farinha de trigo e 2 C.S. do açúcar e leve ao fogo médio. Adicione o leite e misture bem por 2 minutos. Retire do fogo e reserve até esfriar.Enquanto esfria, bata as claras em neve até começarem a firmar. Suavemente, adicione o açúcar restante e bata até ficar firme.Adicione a mistura de chocolate lentamente às claras em neve, misturando até ficar homogêneo.Divida a massa entre as forminhas e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, até crescer e formar uma casquinha na parte de cima. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva quente.

DICA: Não abra o forno até que os suflês estejam prontos, ou podem murchar.

Mousse de Chocolate Saudável

Porções: 1  Tempo total: 1h 10 min     Tempo de preparo: 10 min

  • 2 colheres de sopa de abacate amassado
  • ½ xíc. de iogurte grego natural zero gordura
  • 1 banana pequena madura
  • 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar

Bata no liquidificador o abacate, o iogurte, a banana e o cacau em pó. Leve à geladeira por uma hora e sirva.