Porto AlegreSerra GaúchaVariedades

Livro sobre médicos italianos no sul do Brasil é lançado em Porto Alegre

 

Resultado do estudo de Leonor Schwartsmann terá noite de autógrafos no Centro Cultural da Santa Casa.

Cinquenta anos de trabalho (de 1892 a 1932) descritos em dez anos de pesquisa. O resultado foi: “Médicos italianos no Sul do Brasil”, a tese de doutorado feita em 2013 pela historiadora e médica Leonor Baptista Schwartsmann, que recebeu nota máxima em sua banca de apresentação. O estudo, agora, vira um livro que será lançado no próximo dia 09 de novembro, às 18h30, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa com debate e sessão de autógrafos.

LIVRO MEDICOS ITALIANOS - Livro sobre médicos italianos no sul do Brasil é lançado em Porto AlegreNa obra são discutidos temas como: características da imigração italiana para o Brasil, integração, inovações, mobilidade geográfica, disputas e dificuldades da inserção dos médicos italianos no país. O período estudado avaliou os médicos que radicaram-se no Rio Grande do Sul no final do século XIX e nas décadas iniciais do século XX. A presença de médicos italianos é bem mais precoce na região, ainda no período colonial.

Calcula-se que em torno de 200 médicos diplomados na Itália exerceram a medicina no Rio Grande do Sul. Cerca de 10% dos médicos que atuaram em Porto Alegre nas duas primeiras décadas do século passado vieram da Itália e também marcaram presença especialmente em algumas cidades da Serra Gaúcha (Caxias do Sul, Antônio Prado, Farroupilha e Bento Gonçalves). Foram avaliados escritos de memória, relatos de viagem, relatórios oficiais direcionados ao governo italiano e ao brasileiro, notícias de jornais, documentos oficiais e documentos de processos judiciários.

Além do Brasil, foram abordados outros países da América do Sul, questões de doença na população, condições de atendimento aos doentes, disputas pelo controle das práticas de cura, formação de médicos no Brasil e na Itália, especialidades médicas e viagens de estudo. Uma linha do tempo foi organizada no livro, que passa pela consolidação da profissão médica no Estado na década de 1930, a participação da Faculdade de Medicina de Porto Alegre e seu reconhecimento como local de revalidação de diplomas. Dentro das inovações, destacam-se as especialidades médicas, o reconhecimento no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, a construção de uma série de casas de saúde, hospitais e enfermarias que se espalharam pelo Rio Grande do Sul, em um período que havia necessidade premente desses profissionais.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: Médicos italianos no Sul do Brasil, de Leonor Baptista Schwartsmann

  • Data: 09 de novembro, quinta-feira, às 18h30. Com debate e apresentação da obra com a participação dos professores Waldomiro Manfroi (FAMED- UFRGS) e Antonio de Ruggiero (História-PUCRS).
  • 19h15: início da sessão de autógrafos.
  • Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75).
  • Livro: 388 páginas com fotografias.
  • Preço: R$ 50,00 (no dia e na banca da EDIPUCRS na Feira do Livro).

 

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios