BrasilPorto Alegre

OSPA faz concerto para comemorar 83 anos da UFRGS

Maestro David Del Pino

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) traz à UFRGS dois convidados consagrados no cenário internacional da música de concerto. O maestro David Del Pino, diretor da Orquestra Sinfônica de Rosário, que comemora quatro décadas de carreira neste ano, e o pianista Cristian Budu, primeiro brasileiro a vencer o prestigiado concurso de piano Clara Haskil (Suíça, 2013), dividem o palco com a Ospa no dia 28 de novembro. O concerto destaca obras de Robert Schumann, Christoph Willibald Gluck e Richard Strauss e presta homenagem ao aniversário de 83 anos da UFRGS.

Budu, filho de romenos que se estabeleceram no Brasil, é um dos mais proeminentes pianistas do país. Foi laureado com o primeiro lugar em diversos concursos, como o Nelson Freire (2010) e o Programa Prelúdio da TV Cultura (2007). Seu reconhecimento no concurso Clara Haskil tem sido considerado pela crítica brasileira como a mais importante premiação a um pianista do Brasil nos últimos 20 anos. Com a Ospa, ele toca um de seus concertos preferidos: o “Concerto para Piano e Orquestra em Lá menor” de Schumann (1810-1856). A obra começou como uma fantasia composta para Clara Schumann, a esposa do compositor, e foi finalizada em 1845 como um concerto, cujos solos foram estreados pela própria Clara, em Dresden.

Na segunda parte da noite, a Ospa toca duas obras inspiradas na literatura. A primeira delas é a Abertura “Iphigénie en Tauride”, parte da ópera de Gluck (1714-1787) que recupera personagens do grego Eurípedes. Para fechar a noite, uma peça do início da carreira de Strauss (1864-1949): “Don Juan”. Escrita em 1888, foi baseada na releitura da lenda de Don Juan pelo escritor Nikolaus Lenau.

O maestro David Del Pino, que rege a Ospa pela primeira vez neste concerto, nasceu no Peru. É formado pelo Conservatório Real de Madrid e realizou estudos também na Alemanha. Já conduziu orquestras como a Sinfônica de Munique, a Sinfônica da Emilia-Romagna e a Filarmônica de São Petersburgo, e é convidado regular de orquestras do Brasil, Chile, Argentina, Perú, México, Uruguai e Venezuela.

Parte da Série UFRGS, o evento acontece às 20h30, no Salão de Atos da Universidade (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro). Os ingressos custam R$ 30 e estão à venda no site da Ospa. Também serão vendidos no dia do evento, na bilheteria do local a partir das 14h. Estudantes, servidores técnicos e professores da Universidade podem retirar ingressos de cortesia na administração do Salão de Atos, das 9h às 12h e das 14h às 18h, a partir de quinta-feira, dia 23. É necessário apresentar o Cartão da UFRGS, e cada pessoa pode retirar 2 ingressos (cota limitada).

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo