GeralPorto Alegre

Amanhã (26) tem recital da Ospa no Margs

Nomes como Villa-Lobos e Steve Reich integram o time de compositores homenageados no programa – Foto: Maí Yandara/Especial Ospa

Composições para instrumentos solo ou formações para música de câmara são o destaque do próximo recital da série Música no Museu, parceria da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs). A orquestra apresenta o ‘Especial Música Nova’, no domingo, (26), às 16h30.

Publicidade

Os músicos Tiago Linck (trompete), Samuel Oliveira (clarinete), Artur Elias Carneiro (flauta), José Milton Vieira (trombone), Wilthon Matos (tuba), Diego Silveira (percussão) e Dhouglas Gutjahr (percussão) interpretam peças de Villa-Lobos a Marcos Cohen na Pinacoteca do Museu, no centro da exposição ‘Scheffel por Ele Mesmo’, com trabalhos de Ernesto Frederico Scheffel (1927-2015). A entrada é franca.

O programa

Para dar início ao recital, o trompetista Tiago Linck interpreta ‘Solus’, do instrumentista e compositor norte-americano Stanley Friedman (1951-). Depois, é a vez de Samuel Oliveira (clarinete) e Artur Elias Carneiro (flauta) executarem ‘Choros n°2 para Clarineta e Flauta’, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Samuel e Artur também tocam ‘Esprit Rude/Esprit Doux’, do estadunidense Elliott Carter (1908-2012). Já ‘Doolalynastics’, peça para trombone do britânico Bryan Lynn (1954-), ganha vida com a interpretação de José Milton Vieira.

Uma obra dedicada ao tubista Whilton Matos será tocada pelo próprio instrumentista: trata-se de ‘Seis Peças para Tuba Solo’, do compositor brasileiro contemporâneo Marcos Cohen. Para finalizar a apresentação, os percussionistas Diego Silveira e Dhouglas Gutjahr destacam ‘Piano Phase (Marimba Phase)’, de Steve Reich (1936-), um dos maiores nomes da música minimalista e modalista.

A série

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos em parceria com o Margs. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da história cultural.

Dica

Quem for ao recital poderá apreciar, além da exposição ‘Scheffel por Ele Mesmo’, as mostras ‘Livros e leitores no Acervo do Margs’, ‘Planeta Vermelho – Desenhos de Fábio André Rheinheimer’, ‘Anotações à margem de uma obra: Léo Dexheimer’ e ‘Caminhos de Rossini Perez’.

Serviço

  • O quê: Recital da Ospa ‘Série Música no Museu’ – Especial Música Nova
  • Quando: Domingo (26), às 16h30
  • Onde: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/nº, Centro Histórico, Porto Alegre)
  • Quanto: entrada franca

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.