Gastronomia

Salmão é opção versátil para as ceias de final de ano

Não aguenta mais esperar por horas infinitas até ver o Peru chegar ao ponto para servir a ceia? E como agradar aquela prima fit e super de olho na dieta e a criançada que torce o nariz até para o pavê de chocolate?
A resposta é: aposte em salmão! Para oferecer uma alternativa que vai “agradar a gregos e troianos”, a dica é abusar da versatilidade e do sabor de um dos pescados mais queridos pelos brasileiros.
Salmão assado ao molho de mostarda e mel certamente vai dar aquele toque gourmet à ocasião e, com certeza, fazer brilhar os olhos dos convidados mais exigentes! Além da leveza e praticidade, o prato é ótimo para harmonizar com um vinho Merlot chileno, bem equilibrado para acompanhar a carne delicada e o toque agridoce da receita.
Também vai ser fácil encantar quem não abre mão dos hábitos saudáveis nem mesmo nas celebrações: prepare um salpicão de salmão com iogurte. A receita superaromática, saborosa e com menos carboidrato do que a versão clássica vai fazer os “vigilantes da balança” repetirem o prato com zero peso na consciência. Além de ganhar pontos pela textura tenra e sabor inigualável, o pescado é menos calórico, em comparação com as carnes consumidas nas comemorações, e conta com proteínas que auxiliam no processo de digestão e preservam a sensação de leveza após a refeição.
Para conquistar os pequenos e se surpreender com a galerinha pedindo bis, a dica é preparar uma árvore de Natal comestível (?!)! Sim, dá para montar um prato lindo e superdivertido com os gostosos – e saudáveis – bolinhos de salmão, crocantinhos por fora e molhadinhos por dentro na medida certa para receber o selo “Hummm, quero mais” de qualidade!
Siga o passo-a-passo das receitas com a Salmón de Chile e deixe as ceias de final de ano mais saborosas saudáveis!
SALMÓN DE CHILE ASSADO AO MOLHO DE MOSTARDA E MEL 
Ingredientes:
1 quilo de filé de salmão chileno
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
½ xícara de dill fresco (endro) e 2 colheres de sopa de endro seco
½ colher de chá de pimenta recém moída
2 colheres de sopa de cebolinha picada (bulbo branco)
1/3 de xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de raspas de limão
50 ml de suco de limão
Para o molho:
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de endro seco
1 colher de sopa de mel
1 xícara de sourcream (creme azedo)
Modo de Preparo:
Misture o endro com a cebolinha picada, raspas de limão, açúcar mascavo, sal e pimenta. Emulsione com o azeite de oliva, acrescente o suco de limão e misture bem. Coloque o salmão em um refratário, com a pele para baixo, e banhe o pescado com a marinada. Deixe em repouso por 1 hora na geladeira, tampado, e vá virando os filés de vez em quando. Aqueça o forno a 200ºC. Asse o salmão com o molho por 20 minutos, até que esteja macio. Sirva acompanhado de salada de folhas verdes junto com o molho de mostarda e mel.
SALPICÃO DE SALMÓN DE CHILE COM IOGURTE
Ingredientes:
100gr de salmão defumado chileno picado
1 pepino japonês picadinho (sem semente)
1 bulbo de erva doce picadinho (pequeno, 25gr mais ou menos)
2 colheres de sopa de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de iogurte (pode ser desnatado)
suco e raspas de 1 limão siciliano
Dill fresco (endro)
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Misture o salmão com o pepino e a erva doce. Depois faça o molho misturando o limão (suco e raspas) com o iogurte e o creme de leite fresco. Tempere com o dill, o sal e a pimenta. Junte o salmão com o molho e deixe descansar por 10 minutos.
Sirva geladinho!
BOLINHOS DE SALMÓN DE CHILE 
Ingredientes:
1 quilo de salmão cortado em pedaços finos
1 ½ xícara de farinha de trigo burgol
1 cebola média, picada em pedaços finos
Sal e pimenta a gosto
Suco de ½ limão
Óleo para refogar
Para o molho de pepino e iogurte
½ pepino, descascado, sem sementes e ralado
180 ml de iogurte
2 colheres de sopa de hortelã fresca picada
1 colher de sopa de suco de limão
Sal e pimenta
Modo de Preparo:
Hidrate o trigo burgol em água fria por 10 minutos. Escorra a água e misture-a com o salmão picado em pedaços finos, a cebola, sal, pimenta e suco de limão. Refrigere por 30 minutos. Aqueça o óleo numa frigideira profunda. Forme bolinhas de tamanho médio com a mistura do salmão e frite-as no óleo, movendo com suavidade, até ficarem douradas. Escorra sobre papel toalha, espete palitinhos de madeira e sirva o petisco acompanhado do molho de iogurte e pepino.
Para o molho
Misture o pepino com a hortelã fresca e o iogurte. Acrescente sal e pimenta e finalizar com gotas de suco de limão.
***DICA DE MONTAGEM ‘ÁRVORE DE SALMÃO’: disponha os bolinhos sobre uma travessa grande, formando um triângulo. Depois, “desenhe” um vasinho na parte inferior do triângulo com o molho de iogurte e finalize com tomates-cereja inteiros, que serão as bolinhas da árvore de Natal, e cortados ao meio, para decorar em volta do vasinho.
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo