CASANEWSDestaque

Dia do Arquiteto: além dos projetos tradicionais

Neste dia 15 de dezembro, Dia do Arquiteto, que tal ver o que os profissionais estão fazendo, além dos seus projetos tradicionais? Arquiteto, pela própria etimologia da palavra, é o construtor primordial. Ele é responsável pelo projeto, supervisão e execução de uma obra e se envolve também com paisagismo e design e até mesmo da moda.

Patricia Anastassiadis – A sócia fundadora do escritório Anastassiadis Arquitetos é diretora criativa da Artefacto por três anos consecutivos, como a própria diz: “sou uma pessoa que transita entre o passado e o presente”. Para a arquiteta, o grande desafio é mesclar o estilo de hoje com referências do passado. Entre estofados, mesas, aparadores, cadeiras, banquetas e peças de apoio, os produtos preservam a tradição de mais de 40 anos e o acento italiano do mobiliário da Artefacto, acionando formas e volumes up-to-date e que estão em sintonia com as tendências do design. Entre suas peças mais recentes, estão sofá Illy, banqueta e cadeira Giorgio e a chaise Phil.

Patricia também está à frente da Linha Paris da Ornare, inspirada na cidade luz, apresenta um estilo clássico e sofisticado para a coleção High Line. A arquiteta trabalha o traço, as almofadas, os detalhes. O design é inspirado na cozinha de estar e apresenta algumas referências com o tempo passado. O objetivo é dar conforto, trazendo um pouco do clássico para o cenário atual.

Dado Castello Branco – Conhecido por executar com maestria uma arquitetura elegante e detalhista, o profissional busca simplicidade nos traços e formas e em parceria com Etel Carmona desenvolveu peças icônicas, como a Mesa Ping-pong, o ponto de partida para a criação da peça, foi a mesa Mineira, feita em Nogueira Americana e Jequitibá, contrasta com os detalhes em latão polido, localizados nas bases e nas gavetas. Enquanto a rede, o baldinho e os cases das raquetes foram confeccionados em couro.

Já a Mesa Gamão foi confeccionada através da tradicional técnica da marchetaria, recriando no tampo seu tabuleiro com a diversidade das madeiras brasileiras. Apliques e suporte de peças do jogo em cobre. Uma base delgada de madeira maciça e a disponibilização de gavetinhas para os jogadores dão o desfecho ao projeto singular desta mesa.

Guto Requena VictorAffaro md - Dia do Arquiteto: além dos projetos tradicionaisGuto Requena – Uma joia única feita através das emoções de uma história de amor. Tal feito só se tornou real por meio de tecnologia sofisticada e muita criatividade do arquiteto e designer Guto Requena. O aplicativo Aura Pendant, criado por Guto e seus três sócios, captura emoções de uma história de amor por meio da voz e dos batimentos cardíacos, transformando-os em uma joia exclusiva. O app democratiza o experimento Love Project que vem sendo desenvolvido por eles desde 2013, uma vez que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode narrar sua história e visualizar, em tempo real, a formação do pingente personalizado. O acessório único, que irá surgir na tela do celular, poderá ser comprado, basta o usuário passar o seu número de telefone que uma pessoa da equipe irá entrar em contato.

alma ab guto requena daniel bertolucci2 alta - Dia do Arquiteto: além dos projetos tradicionaisGuto volta a preservar as emoções com a luminária ALMA, composta pela sobreposição de memórias resgatadas. Concebida a partir de testes de empilhamento de peças de vidro fabricadas por molde a sopro em formas de ferro que se encontravam abandonadas numa tradicional fábrica de cristais em São Paulo, criada pela primeira geração de artistas vidreiros que chegaram a São Paulo, vindos de Murano, na Itália, há mais de um século. As luminárias são resultado da combinação destas peças de vidro e suas diferentes formas cores e texturas.

Esse conjunto de cristal recebe a cortiça cortada a laser como material contemporâneo de conexão entre as peças. Desenhou-se especialmente para esta coleção uma fonte de luz do tipo LED, tornando o produto mais responsável ambientalmente.

mau 01 por bob wolfeson - Dia do Arquiteto: além dos projetos tradicionaisMaurício Arruda – um dos sócios da Todos Arquitetura, escritório especializado em branding 3D, onde os profissionais buscam estabelecer uma conexão emocional entre pessoas e marcas. O trio (Fabio Mota, Lais Delbianco e Mauricio Arruda) acredita que o projeto de arquitetura é pensado de forma ampla e integrada. O conceito e desenvolvimento de mobiliário e objetos que são integrados a esse universo fica a cargo de seu diretor criativo, através do label Maurício Arruda Design.

Poltrona Quintal Mauricio Arruda para Tidelli Foto Catarina Monnier - Dia do Arquiteto: além dos projetos tradicionaisA Poltrona Quintal, assinada pelo arquiteto para a Tidelli, é uma releitura da icônica cadeira Espaguete, conhecida pela sua estrutura de ferro tubular revestido em tubos plásticos. O lançamento traz a leveza do alumínio combinada com a resistência da corda náutica e valoriza o processo semi-artesanal do design brasileiro. A peça traz à tona a memória afetiva dos usuários.

Artigos relacionados