Dicas do Vigilantes do Peso para as ceias de fim de ano

ceia - Dicas do Vigilantes do Peso para as ceias de fim de anoUma das primeiras “promessas de Ano Novo” que a maioria das pessoas faz é perder peso. Mas como perder peso com todas as festas de confraternização, ceia de Natal e as inúmeras tentações que essa época proporciona? Não precisa se trancar em casa, evitar a festa de fim de ano do escritório e nem cancelar a ceia! Também não vá “chutar o balde” e deixar para compensar no próximo ano. Pequenas atitudes podem ser tomadas para aproveitar tudo que essa época do ano traz. Tenha em mente seus objetivos, planeje sua rotina para não deixar de fazer atividades físicas e mantenha o foco nos seus objetivos.

frutas - Dicas do Vigilantes do Peso para as ceias de fim de anoGeralmente as ceias de Natal e Ano Novo tendem a ser muito calóricas. Em média, uma ceia tem cerca de 1000-1200 calorias, mas as pessoas acabam consumindo até 3000 kcal.

A nutricionista do Vigilantes do Peso, Gabriella Gachet, preparou uma lista com dicas e receitas para as festas de fim de ano, para começar o ano firme na promessa de uma vida mais saudável. Você não precisa deixar de ir à festa de confraternização da empresa e nem no reencontro dos amigos de faculdade. O segredo é manter o foco e seguir algumas dicas:

  • Opte sempre por opções mais saudáveis, como saladas, frutas e alimentos integrais. Se a festa for num restaurante, procure por pratos sem molhos a base de queijos, creme de leite ou maionese e dispense as frituras. No buffet, coma bastante salada e escolha legumes cozidos, carnes magras grelhadas e arroz ou massa integrais.
  • Que tal estimular os colegas de trabalho, amigos ou família a levar receitas saudáveis para as festas? Pastas a base de queijo cottage e requeijão light adicionadas de ervas, guacamole, palitos de legumes crus ou assados no forno, espetinhos de frutas, sanduíches feitos com pães integrais com recheio de frango desfiado ou atum, sucos naturais, água de coco e chá gelado são ótimas pedidas!
  • Na churrasqueira, berinjela e abobrinha ficam ótimas grelhadas! Intercale fatias de pimentão, tomate e rodelas de cebola nos espetinhos e de sobremesa, abacaxi assado e banana assada com canela. Você ainda pode adaptar a salada de maionese substituindo a maionese por iogurte natural e incrementar a farofa utilizando cenoura ralada e couve fatiada bem fininha.
  • Evite as sobremesas a base de creme de leite, leite condensado ou chantilly e prefira frutas frescas ou assadas, castanhas e rabanadas feitas no forno. Caso você não encontre nenhuma dessas opções, não precisa passar vontade: escolha uma sobremesa e experimente uma porção pequena ou divida com um amigo.
  • Não exagere nas bebidas alcoólicas. Beba uma ou duas taças de vinho ou espumante e sempre prefira água ou sucos de frutas.
  • Coma com moderação. Monte seu prato com a quantidade de comida que você considera suficiente para ficar satisfeito e não ter que repetir ou ficar beliscando a festa inteira.