DestaqueRio Grande do Sul

Escolas privadas gaúchas preveem reajuste de 7,5% nas mensalidades em 2018

De acordo com levantamento feito Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), as escolas privadas terão reajuste médio de 7,5% nas mensalidades em 2018. A pesquisa foi realizada com 110 instituições associadas (31,1% do total) em todo o Estado ao longo do mês de novembro. Já, na Educação Superior, o reajuste médio será de 5,7%, segundo levantamento com 13 instituições.

Publicidade

Conforme o presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, os custos com o pessoal são o principal fator na composição da mensalidade, seguido dos investimentos previstos pela instituição de ensino. “As instituições seguem critérios legais para o reajuste, com base na sua planilha de custos, que varia de acordo com os serviços que ela oferece e o investimento previsto.” Eizerik explica que o papel do Sindicato é de estudar a realidade dos seus associados nas comunidades em que estão inseridos e que não tem ingerência sobre os valores determinados por cada escola.

O estudo mostra que o percentual médio de aumento de custos em 2017 foi de 9,3%, e a previsão para 2018 é de 8,2% – mais alto que a média de reajuste das mensalidades. Para 43,6% das instituições respondentes, a alta dos custos ao longo de 2017 foi maior do que a previsão feita no final de 2016. “Como em qualquer segmento, nem sempre as previsões orçamentárias se concretizam, como é o caso da conta de luz que vai aumentar 30%. A instituição de ensino pode ter controle sobre seus investimentos, mas os custos para o seu funcionamento podem variar além do estimado. Ainda mais em tempos turbulentos na economia, e de mudanças de planos do governo em relação aos programas de financiamento, por exemplo.”

O gasto com pessoal esteve no topo da lista em 2017 e continuará no próximo ano, com o comprometimento de cerca de 2/3 do orçamento. Seguem o ranking os custos com infraestrutura e contas públicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.