DestaquePorto AlegreRS

Viagem Segura de Ano Novo começa nesta sexta e vai até segunda-feira

viagem segura ano novo - Viagem Segura de Ano Novo começa nesta sexta e vai até segunda-feira
O feriado de Ano Novo não está entre os mais violentos no trânsito, mas o grande movimento nas estradas inspira cuidados redobrados – Foto: Gabriel Rosalino/DetranRS

O feriadão de Ano Novo também terá Operação Viagem Segura, para prevenir acidentes de trânsito no estado. O reforço das ações de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do DetranRS, da Brigada Militar e do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) começa à zero hora de sexta-feira (29) e se estende por quatro dias, até a meia-noite de segunda-feira (1º).

Historicamente, o feriado de Ano Novo não está entre os mais violentos no trânsito, mas o grande movimento esperado nas estradas, especialmente em direção ao litoral, inspira cuidados redobrados.

A média nos últimos onze anos é de 4,7 vítimas fatais/dia na virada do ano, enquanto a média geral dos 15 feriados ou datas festivas em que é realizada a operação é de 6,4 mortes/dia. No ano passado, 18 pessoas perderam a vida em três dias, considerando também os óbitos até 30 dias após o acidente (por isso o número pode ser diferente das notícias divulgadas ao final do feriado).

Esta é a 83ª edição da Operação Viagem Segura, iniciativa que completou seis anos no último feriado de 15 de novembro, com mais de cinco milhões de veículos fiscalizados. No período, foram registradas 876,8 mil infrações, sendo mais de 15 mil por embriaguez. Foram feitas, ainda, mais de 2,1 mil autuações por recusa ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 84,6 mil veículos e 22,5 mil CNHs irregulares.

Megablitz

Mais uma vez haverá uma megablitz na noite do dia 29 de dezembro, como já é tradicional em Porto Alegre. A ação soma os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura à operação. Na edição do Natal foram abordados 256 veículos, o que resultou em 74 autuações diversas. A fiscalização flagrou três motoristas dirigindo sob a influência de álcool (teste do etilômetro positivo) e outros 17 que se recusaram a fazer o teste, todos igualmente autuados.

Tags

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios