GeralSão Leopoldo

Semmam realiza videoconferência com europeus para debater ações em São Leopoldo

Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia – América Latina e Caribe - Semmam realiza videoconferência com europeus para debater ações em São Leopoldo

A Secretaria do Meio Ambiente promoveu na manhã de hoje (12) a 1a videoconferência do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia – América Latina e Caribe (IUC LAC). Ao lado de sua equipe, o secretário Darci Zanini fez um relato das ações na cidade para o gerente do programa Stefan Unseld, que ligou de Frankfurt, na Alemanha. Ele coordena a parceria que envolve São Leopoldo e o eixo atlântico, que tem a cidade portuguesa Viana do Castelo como referência.

A partir do que foi debatido na viagem para Bruxelas, realizada em novembro do ano passado, Zanini ajustou com Unseld o programa estratégico de água e energia, que faz parte dos resíduos sólidos. Em seguida, o contato foi com o prefeito de Viana do Castelo, José Maria Costa. “Os mesmos programas que desenvolveram na Europa até 2013, eles abriram para a América Latina através de seleção. São Leopoldo está entre as cinco cidades escolhidas”, explicou o secretário.

Sobre a parceria

A Prefeitura de São Leopoldo foi selecionada em duas modalidades: gestão de resíduos sólidos e gestão de recursos hídricos. “A inscrição no edital foi feita em julho do ano passado. A atuação ambiental e em saneamento da nossa cidade assegurou a seleção no IUC LAC. Com base no conteúdo dos projetos, a União Europeia promoveu o encontro entre as cidades da América Latina e os respectivos parceiros europeus. Apresentamos um vídeo sobre São Leopoldo e o Plano Municipal de Gestão Ambiental (Plangea) que é composto por oito programas. Por fim estabelecemos a metodologia de trabalho e o cronograma de ação. A primeira fase se estende até março, quando ocorrerá a visita técnicas dos parceiros europeus”, explicou Zanini.

Foto Thales Ferreira

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios